As auroras boreal e austral ocorrem quando o campo magnético do planeta entra em contato com partículas carregadas, emitidas pelo Sol.
Quando os elétrons do plasma solar penetram a atmosfera terrestre, encontram átomos de oxigênio e de nitrogênio no ar. Esse encontro libera energia na forma de luzes coloridas. As cores variam de acordo com o tipo de átomo que colide com o elétron e com a altitude em que ocorre essa colisão.
A aurora polar terrestre é causada por elétrons de energia de 1 a 15 keV, além de prótons e partículas alfa, sendo que a luz é produzida quando eles colidem com átomos da atmosfera do planeta, predominantemente oxigênio e nitrogênio, tipicamente em altitudes entre km.
A aurora boreal pode se apresentar de várias formas, como arcos, espirais e auréolas. O fenômeno ocorre quando o Sol emite um fluxo constante de partículas carregadas, conhecido como vento solar.
As auroras polares, chamadas aurora boreal no Pólo Norte e aurora austral no Pólo Sul, ocorrem pela interação de partículas altamente energizadas vindas do Sol com o campo magnético que envolve a Terra. A aurora ocorre sempre que aumenta a atividade solar, de difícil monitoramento e previsão.
Bom, já dissemos que a aurora pode ser boreal ou austral. Ela é boreal se ocorre no círculo polar ártico (polo Norte) e é austral quando acontece no círculo polar antártico (polo Sul). Assim, mesmo se o Brasil estivesse mais perto do polo Sul, não veríamos auroras boreais, mas auroras austrais.
As colisões entre os elétrons presentes nos ventos com os átomos que compõem as moléculas da atmosfera terrestre são responsáveis pelo espetáculo. Utilizando o modelo atômico de Rutherford-Bohr, explique as cores presentes nas auroras.
Os céus do Norte da Europa têm sido visitados por inúmeras auroras boreais nas últimas noites. As condições atmosféricas das noites frias e sem nuvens têm favorecido a visibilidade nos territórios da Escócia, Noruega, Finlândia, Suécia e também no Alasca e no Norte do Canadá.
Como se forma a aurora boreal? A aurora boreal (luzes do norte) e a aurora austral (luzes do sul) sempre fascinaram a humanidade. Algumas pessoas chegam a viajar milhares de quilômetros apenas para observar o espetáculo de luzes brilhantes na atmosfera terrestre.
- O nome aurora boreal foi dado pelo astrônomo Galileu Galilei em homenagem à deusa romana Aurora (do amanhecer) e seu filho Boreas. - Além do planeta Terra, podemos encontrar este fenômeno em planetas como Júpiter, Saturno e Marte. - A aurora austral também é conhecida como Aurora Polar. Aurora Austral fotografada na Austrália.
As auroras geralmente ocorrem ao longo das “auroras ovais” que têm centros nos pólos magnéticos e não nos pólos geográficos. De uma forma aproximada, correspondem aos círculos ártico e antártico. Em certas ocasiões, entretanto, as luzes ficam ao Sul, mais distantes, geralmente quando ocorrem muitas manchas solares.
A aurora polar, fenômeno natural caracterizado por luzes coloridas no céu, é causada pela interação de partículas carregadas de energia provenientes do vento solar com a camada magnética da terra, conforme explica o astrônomo e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Basílio Santiago.
Quando xasar quais os direitos na emprrsa?
O que é a prova de redutase no leite?
Qual o papel da educação física na pandemia?
Qual é o gás que faz o balão subir?
O que significa coeficiente de aproveitamento 4?
Quanto tempo a ureia faz efeito?
Porque o etanol é mais volátil do que a água?
Qual o cargo acima de auxiliar administrativo?
O que faz um gestor de desenvolvimento rural?
É normal sentir dor com 3 semanas de gravidez?
Como calcular o custo variável unitário?
Como contestar o valor da conta de luz?
Quais os melhores produtos para vender como afiliado?