Norma geral: nos substantivos compostos vão para o plural apenas as palavras que forem substantivo ou adjetivo, inclusive ambos juntos. Os demais, de forma geral, não variam. Exemplos: – O guarda-chuva, os guarda-chuvas (verbo + substantivo).
a) Os substantivos terminados em vogal, ditongo oral ou nasal (representados pela terminação “-ãe”) têm seu plural formado apenas pelo acréscimo da desinência “-s”. b) Aqueles terminados em “-m” troca-se esta por “n”, acrescentando o “s”. c) Quanto àqueles terminados em “-r” ou “-z”, acrescenta-se “-es” .
Regras do pluralPalavras terminadas em vogais, ditongo oral e “n”, formam plural com o acréscimo do “s”. ... Palavras terminadas em “m”, formam plural em “ns”.Palavras terminadas em “r” e “z”, formam o plural pelo acréscimo de “es”. ... Palavras terminadas em “al”, “el”, “ol”, “ul” formam plural trocando o “l” por “is”.
Plural: quebra-quebras.
Significado de Lápis
substantivo masculino Substância de aspecto metálico e de cor escura, chamada cientificamente plumbagina ou grafita, que é um carboneto de ferro muito brando, e que serve para riscar ou desenhar.
25 curiosidades que você vai gostar
1 Answerlápis - os lápis, város lápis, cinco lápis, lápis pretos.bônus - os bônus recebidos.óculos - meus óculos, os óculos, óculos escuros ("óculos", como órtese ou objeto de adorno, já é um substantivo no plural. ... pires - dois pires, vários pires, pires quebrados.ônibus - vários ônibus estacionados.
Plural: quebra-cabeças. Plural: quebra-cabeças.
Se a palavra for composta por verbo + substantivo, só o substantivo vai para o plural. – O/A caça-fantasma, os/as caça-fantasmas. – O beija-flor, os beija-flores. – Um cachorro vira-lata, uns cães vira-latas.
Plural: pés-de-moleque. Grafia no Brasil: pé de moleque.
Enquanto o singular indica um ser (peixe) ou um conjunto (cardume), o plural indica mais do que um ser (peixes). A flexão da maioria das palavras para o plural ocorre por meio do acréscimo da letra (s). Exemplos: bala, balas.
Singular: Quando o substantivo representa apenas um ser, um objeto ou um grupo de seres ou objetos, dizemos que ele é singular. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Plural: Quando o substantivo representa mais de um ser, objeto ou grupo de seres e objetos, dizemos que ele é plural.
O plural é uma flexão gramatical de número (como o singular e o dual) da palavra que se refere a mais de uma coisa. Exemplos de palavras no plural: troféus (de troféu), pastéis (de pastel), carros (de carro), andavam (de andava), andaram (de andou) etc.
beija-flores | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.
Usa-se hífen nas palavras compostas comuns, sem preposições, quando o primeiro elemento for substantivo, adjetivo, verbo ou numeral. ... Usa-se o hífen em nomes geográficos compostos com grã e grão ou verbos de qualquer tipo. ... Usa-se o hífen nos compostos que designam espécies vegetais e animais.
Plural: elementos-chave ou elementos-chaves.
Plural: palavras-chave ou palavras-chaves.
Quebra-cabeça e o Novo Acordo Ortográfico
Quebra-cabeça é um substantivo composto formado por justaposição da forma verbal quebra e do substantivo cabeça: quebra + cabeça.
[ Botânica ] Planta (Saccharum officinarum) da família das poáceas, de cujo caule se extrai açúcar. Plural: canas-de-açúcar. Plural: canas-de-açúcar.
A forma correta é guarda-chuvas. É uma palavra composta formada por um verbo (guarda) e um nome (chuva) e, de acordo com a regra, apenas o segundo elemento varia em número.
/Dúvidas /Lápis ou lápises? A forma correta de escrita é lápis de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, escrevemos “lápis” quer seja no singular ou plural.
No caso de paroxítonas, como lápis, e de proparoxítonas, o plural mantém a mesma forma do singular:lápis – lápis;vírus – vírus;ônibus – ônibus.
Singular é quando a palavra escrita se refere a um só elemento. Plural é quando a palavra se refere a mais de um elemento. Vejamos diferentes exemplos de palavras no singular: Não pare agora...
Temos como exemplo de palavras primitivas e suas derivadas: ferro: ferrugem, ferreiro; porta: portaria, porteiro; dente: dentista; flor: floricultura, floral; pedra: pedreiro, pedregulho; chuva: chuvisco, chuvarada; livro: livreto, livraria; sapato: sapataria, sapateiro; lápis: lapiseira; lixo: lixeiro, lixão.
O substantivo comum é o nome genérico que se dá a um mesmo grupo de seres ou de objetos ou que designa uma abstração. Em outras palavras, é o nome que não individualiza ou especifica determinado ser animado ou inanimado, pois serve para todos os indivíduos de uma mesma categoria, e, por isso, vem em letra minúscula.
Estou vivendo ou só existindo?
O que a pessoa sente quando tem hemorragia interna?
Como usar a manteigueira profissional?
Como saber se está passando energia?
Como acabar com bactéria no olho?
O que são tomadas de uso geral?
O que a dengue hemorrágica causa?
Como desmagnetizar um material?
Como podemos descrever a estrutura de diretórios com dois níveis?
Como acabar com o complexo de inferioridade?
Como passar cartão de tarja na Minizinha chip?