Norma geral: nos substantivos compostos vão para o plural apenas as palavras que forem substantivo ou adjetivo, inclusive ambos juntos. Os demais, de forma geral, não variam. Exemplos: – O guarda-chuva, os guarda-chuvas (verbo + substantivo).
a) Os substantivos terminados em vogal, ditongo oral ou nasal (representados pela terminação “-ãe”) têm seu plural formado apenas pelo acréscimo da desinência “-s”. b) Aqueles terminados em “-m” troca-se esta por “n”, acrescentando o “s”. c) Quanto àqueles terminados em “-r” ou “-z”, acrescenta-se “-es” .
Regras do pluralPalavras terminadas em vogais, ditongo oral e “n”, formam plural com o acréscimo do “s”. ... Palavras terminadas em “m”, formam plural em “ns”.Palavras terminadas em “r” e “z”, formam o plural pelo acréscimo de “es”. ... Palavras terminadas em “al”, “el”, “ol”, “ul” formam plural trocando o “l” por “is”.
Plural: quebra-quebras.
Significado de Lápis
substantivo masculino Substância de aspecto metálico e de cor escura, chamada cientificamente plumbagina ou grafita, que é um carboneto de ferro muito brando, e que serve para riscar ou desenhar.
25 curiosidades que você vai gostar
1 Answerlápis - os lápis, város lápis, cinco lápis, lápis pretos.bônus - os bônus recebidos.óculos - meus óculos, os óculos, óculos escuros ("óculos", como órtese ou objeto de adorno, já é um substantivo no plural. ... pires - dois pires, vários pires, pires quebrados.ônibus - vários ônibus estacionados.
Plural: quebra-cabeças. Plural: quebra-cabeças.
Se a palavra for composta por verbo + substantivo, só o substantivo vai para o plural. – O/A caça-fantasma, os/as caça-fantasmas. – O beija-flor, os beija-flores. – Um cachorro vira-lata, uns cães vira-latas.
Plural: pés-de-moleque. Grafia no Brasil: pé de moleque.
Enquanto o singular indica um ser (peixe) ou um conjunto (cardume), o plural indica mais do que um ser (peixes). A flexão da maioria das palavras para o plural ocorre por meio do acréscimo da letra (s). Exemplos: bala, balas.
Singular: Quando o substantivo representa apenas um ser, um objeto ou um grupo de seres ou objetos, dizemos que ele é singular. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Plural: Quando o substantivo representa mais de um ser, objeto ou grupo de seres e objetos, dizemos que ele é plural.
O plural é uma flexão gramatical de número (como o singular e o dual) da palavra que se refere a mais de uma coisa. Exemplos de palavras no plural: troféus (de troféu), pastéis (de pastel), carros (de carro), andavam (de andava), andaram (de andou) etc.
beija-flores | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.
Usa-se hífen nas palavras compostas comuns, sem preposições, quando o primeiro elemento for substantivo, adjetivo, verbo ou numeral. ... Usa-se o hífen em nomes geográficos compostos com grã e grão ou verbos de qualquer tipo. ... Usa-se o hífen nos compostos que designam espécies vegetais e animais.
Plural: elementos-chave ou elementos-chaves.
Plural: palavras-chave ou palavras-chaves.
Quebra-cabeça e o Novo Acordo Ortográfico
Quebra-cabeça é um substantivo composto formado por justaposição da forma verbal quebra e do substantivo cabeça: quebra + cabeça.
[ Botânica ] Planta (Saccharum officinarum) da família das poáceas, de cujo caule se extrai açúcar. Plural: canas-de-açúcar. Plural: canas-de-açúcar.
A forma correta é guarda-chuvas. É uma palavra composta formada por um verbo (guarda) e um nome (chuva) e, de acordo com a regra, apenas o segundo elemento varia em número.
/Dúvidas /Lápis ou lápises? A forma correta de escrita é lápis de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, escrevemos “lápis” quer seja no singular ou plural.
No caso de paroxítonas, como lápis, e de proparoxítonas, o plural mantém a mesma forma do singular:lápis – lápis;vírus – vírus;ônibus – ônibus.
Singular é quando a palavra escrita se refere a um só elemento. Plural é quando a palavra se refere a mais de um elemento. Vejamos diferentes exemplos de palavras no singular: Não pare agora...
Temos como exemplo de palavras primitivas e suas derivadas: ferro: ferrugem, ferreiro; porta: portaria, porteiro; dente: dentista; flor: floricultura, floral; pedra: pedreiro, pedregulho; chuva: chuvisco, chuvarada; livro: livreto, livraria; sapato: sapataria, sapateiro; lápis: lapiseira; lixo: lixeiro, lixão.
O substantivo comum é o nome genérico que se dá a um mesmo grupo de seres ou de objetos ou que designa uma abstração. Em outras palavras, é o nome que não individualiza ou especifica determinado ser animado ou inanimado, pois serve para todos os indivíduos de uma mesma categoria, e, por isso, vem em letra minúscula.
Como saber o número do meu protocolo?
Para quem foi escrita a Carta de Tiago?
Quando foi registrada a primeira favela?
Quais as funções do picolinato de cromo?
Qual a origem do pano da costa?
O que são pigmentos orgânicos?
O que significa ter um lado sombrio?
O que o engenheiro civil não pode fazer?
Como recuperar aliança de prata?
Qual o valor de uma Magnum 44?
Qual a diferença entre obesidade androide e ginóide?
Como verificar o saldo do título de capitalização Caixa Econômica?
Como aplicar vacina intranasal em cães?
Qual o arquétipo da inteligência?