As duas formas escritas, oxímoro ou oximoro, são aceitas pela língua portuguesa e dizem respeito à mesma palavra.
substantivo masculino Figura de linguagem em que palavras de sentidos opostos são combinadas de modo a parecerem contraditórias, mas que reforçam a expressão: gentileza cruel; belo horroroso; música silenciosa.
pa·ra·do·xo |ôcs|
O paradoxo é uma figura de linguagem ou figura de pensamento. É chamado também de oximoro ou oxímoro, e consiste na expressão de uma ideia contrastante, isto é, em que há oposição, além de conter em si uma contradição, uma incoerência, por apresentar elementos que se contradizem.
Apesar dos elementos se excluírem mutuamente, ao mesmo tempo, se fundem, constituindo afirmações aparentemente sem lógica. Há que esquecer o amor. Outro exemplo de Oxímoro aparece no jargão da turma do Chaves, do seriado infantil mexicano, quando ele entra em seu barril e diz: “foi sem querer, querendo”.
Paradoxos matemáticos Um paradoxo é uma proposição que, apesar de aparentar um raciocínio coerente, demonstra falta de nexo ou de lógica, escondendo contradições decorrentes de uma análise incorreta de sua estrutura interna.
Exemplos de frases com paradoxo
Como ocorre a dissolução da sociedade simples?
Qual menor tamanho de caixa para correio?
Como e onde surgiu a Educação Física no mundo e no Brasil?
Quais são as principais estruturas de uma célula?
O que aconteceu entre Lary Bottino e Anitta?
Voce deve alterar o codigo do iphone?
Reator em batelada sequencial?
Pode dar duas vacinas juntas no cachorro?
Quais alimentos que aumenta o metabolismo?
O que causa problema na vista?
Como amolecer verniz de madeira endurecido?