Como se estrutura o discurso direto?

Pergunta de Rebeca Juliana Andrade Gonçalves Pereira em 02-06-2022
(43 votos)

O discurso direto acontece quando a fala de um personagem é apresentada com o uso de dois-pontos, aspas e travessão: Antônio disse: — Vocês estão julgando esta moça sem saber da história toda! “Vocês estão julgando esta moça sem saber da história toda”, disse Antônio.

Como se faz um discurso indireto?

O discurso indireto: é introduzido por um verbo de elocução, seguido de uma preposição que marca a mudança da voz do narrador para a reprodução da voz da personagem feita também pelo narrador.


Quais são as principais características do discurso direto?

No discurso direto, o narrador dá uma pausa na sua narração e passa a citar fielmente a fala do personagem. O objetivo desse tipo de discurso é transmitir autenticidade e espontaneidade. Assim, o narrador se distancia do discurso, não se responsabilizando pelo que é dito.

Como se caracteriza o discurso indireto?

O discurso indireto é caracterizado pela intervenção do narrador no discurso, ao utilizar as suas próprias palavras para reproduzir as falas dos personagens. Esse tipo de discurso sempre é feito na 3ª pessoa. Exemplos: O aluno afirmara que precisava estudar muito para a prova.

O que é um texto indireto?

No discurso indireto o interlocutor diz o que a outra pessoa ou personagem falou. Ele o faz com as suas próprias palavras. É o tipo de discurso comum no dia a dia, narrado na terceira pessoa, que dispensa o uso de travessão.

DISCURSO DIRETO E DISCURSO INDIRETO


26 curiosidades que você vai gostar

São características do discurso indireto exceto?

Sobre o discurso indireto é correto afirmar, EXCETO: a) No discurso indireto, o narrador utiliza suas próprias palavras para reproduzir a fala de um personagem. b) O narrador é o porta-voz das falas e dos pensamentos das personagens. c) Normalmente é escrito na terceira pessoa.

Quais são as características do discurso direto Brainly?

É aquele no qual reproduzimos fielmente nossas palavras e as do nosso interlocutor em um diálogo. Durante a construção desse tipo de discursos, é comum o uso de verbos declarativos, que podem ser: disse, respondeu, afirmou, ponderou, sugeriu, perguntou, indagou, etc.

Quais as características do discurso direto e indireto?

Resumindo, podemos dizer que o discurso direto permite que os personagens falem em primeira pessoa, enquanto o indireto é caracterizado pela narração em terceira pessoa. No primeiro caso, o tempo verbal é aquele da ação como vista pelo personagem.

Qual é o objetivo do discurso indireto?

O discurso indireto é a apresentação das falas das personagens de uma narrativa feita pelas palavras do narrador. Nesse tipo de discurso as personagens não se exprimem livremente, porque é o narrador que fala pelas personagens.

O que é discurso indireto livre exemplo?

No discurso indireto, o narrador usa as suas próprias palavras para transmitir a fala das personagens. Discurso indireto livre: Helena chegou cansada do trabalho. Apenas tinha vontade de se deitar no sofá. Eu vou para a faculdade depois do almoço.

Qual a diferença entre o discurso direto e indireto?

Resumindo, podemos dizer que o discurso direto permite que os personagens falem em primeira pessoa, enquanto o indireto é caracterizado pela narração em terceira pessoa. No primeiro caso, o tempo verbal é aquele da ação como vista pelo personagem.

Quando o pai chegou perguntou a mulher quem quebrará o vidro e a mulher disse que foi o Pedrinho?

Quando o pai chegou, perguntou à mãe quem quebrou o vidro e a mulher disse que foi o Pedrinho, mas que o menino estava com medo de ser castigado, razão pela qual ela temia que a criança não confessasse o seu crime. O pai chamou Pedrinho e perguntou: - Quem quebrou o vidro, meu filho?

Por que veio tão tarde Perguntou-lhe Sofia?

“- Por que veio tão tarde? perguntou-lhe Sofia, logo que apareceu à porta do jardim, em Santa Teresa. – Depois do almoço, que acabou às duas horas, estive arranjando uns papéis. ... continuou Rubião, vendo o relógio; são quatro horas e meia.

Que tipo de discurso predomina no texto cavalo e o burro?

a) Predomina o discurso direto. b) “Disse” – “reclinou uma gargalhada” – “gemeu”. c) O burro disse que não podia mais, porque aquela carga excedia às suas forças e o remédio seria repartir o peso irmãmente, seis arrobas para cada um. d) Indica a fala do personagem (cavalo).

Que tipo de discurso predomina no texto o burro e o cavalo?

Um texto de discurso direto e um texto com a presença de travessões e pontos onde põem em evidencia a conversa dos personagens, sem a presença de um narrador.

Em que lugar Pedrinho estava jogando bola?

DEU-SE QUE O PEDRINHO ESTAVA JOGANDO BOLA NO JARDIM E, AO EMENDAR A BOLA DE BICO POR CIMA DO TRAVESSÃO, A DITA FOI DE CONTRA UMA VIDRAÇA E DESPEDAÇOU TUDO.

O que é uma fala direta?

Em uma narrativa, o narrador pode apresentar a fala das personagens através do discurso direto ou do discurso indireto. No discurso direto, conhecemos a personagem através de suas próprias palavras.

O que é discurso indireto em inglês?

O reported speech equivale ao discurso indireto na língua inglesa, ou seja, a reprodução da fala de alguém. Como o objetivo é contar aquilo que foi dito por outros sujeitos, o reported speech é aplicado em situações que aconteceram no passado.

O que é narrador onisciente neutro?

Narrador Onisciente Neutro

O nome já indica que, diferente do intruso, esse narrador é neutro e, portanto, não insere observações sobre a trama. Aqui, ele se ocupa somente das descrições dos personagens e da narração da história. Sendo assim, seu relato é imparcial e não influencia o leitor.

Quais são os tipos de discurso?

Existem três tipos de discurso: o discurso direto; o discurso indireto; o discurso indireto livre.
...
Passagem do discurso direto para discurso indiretonas pessoas do discurso;nos tempos verbais;na pontuação das frases;nos advérbios e adjuntos adverbiais.

Quando foi usado o travessão?

O travessão é um sinal de pontuação cuja finalidade é indicar o discurso direto ou enfatizar (destacar) trechos de textos. O travessão é um dos sinais de pontuação da Língua Portuguesa.

Por que se usa travessão?

Travessão no discurso direto. Em casos em que há fala direta de um personagem, sem a participação de um narrador, o travessão é usado para identificar que a partir daquele ponto se inicia um discurso.

Porque há travessão no início de algumas frases?

a) Por que há travessão no início de algumas frases da anedota? Porque o travessão indica a fala de uma pessoa.



Outras questões

Como saber o IP do meu celular iPhone?

Como juntar várias fotos em um arquivo só?

Como ver o CNPJ de uma empresa?

Para que serve a atualização do software do celular Samsung?

Como ver o FPS dos jogos no PC?

Como colocar Pantone no Corel 2020?

Como conseguir o código INEP do aluno?

Tem como mudar o CPF do chip?

Como descobrir o anticódon?

Como é o procedimento de retirada de verruga?

Como mudar número do telefone?

Como descobrir um CNPJ pela razão social?

Como lançar construção na contabilidade?

Como transformar um número com vírgula em fração?

Tem como mudar o AutoCAD de português para inglês?

Como tirar o E-mail do LinkedIn?

Tem como mudar horário de passagem de ônibus?

Como calcular o ∆ t?

Qual a melhor marcha para descer uma ladeira?

Onde consultar FAP da empresa?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com