O substantivo masculino “jeito” é uma palavra também suscetível a muitos erros ortográficos. Isso se justifica pela homofonia das consoantes G e J. E nesse caso, é importante saber que a escrita correta é a que usa o J; “geito” não existe na língua portuguesa.
A palavra jeito tem sua origem na palavra em latim jactus, particípio passado de jacere, devendo assim ser escrita com j inicial. Também com j inicial deverão ser escritas as palavras cognatas de jeito, como: jeiteira. Além disso, normalmente, na língua portuguesa se escreve j antes do ditongo ei:
Você não tem mesmo jeito! (conotação pejorativa ou comentário afável) Depois do que aconteceu, ela ficou daquele jeito! (ênfase positiva ou negativa, apenas compreendida pelas pessoas conhecedoras da situação) Durante o jogo dei um jeito no joelho. (torcedura) Pelo jeito, não chegamos a tempo do início do filme. (probabilidade)
Fazemos uso do “j” de acordo com os seguintes casos: * Mediante as formas verbais terminadas em -jar: Exemplos: relampejar viajar trovejar
Existem também as palavras que não possuem regras específicas, mas a utilização correta é da letra J, confira: Exemplos: majestade, jegue, traje, cafajeste, etc.
Como fazer o cálculo do valor residual?
Qual é o mecanismo de ação da amoxicilina?
Qual o molho shoyu mais saudável?
Qual a era em que viveram os dinossauros?
Pode tomar uma colher de vinagre de maçã por dia?
Qual é a maior empresa de logística do Brasil?
O que fazer para ganhar dinheiro depois dos 60 anos?
Quanto tempo dura a flor-da-fortuna?
Quanto custa a inclusão da categoria B em Fortaleza?
Como é a materialidade na arte contemporânea?
Quantos biscoitos de arroz equivale a um pão?
O que você entende por osmose?