A forma correta de escrita desta locução é a partir de, escrita de forma separada. Apartir de, escrito de forma junta, está errado.
– A reunião ocorrerá a partir das 20h. – Ele estará no aeroporto a partir das 11h30. Note: Esta regra refere-se ao verbo, e não ao horário. Se a frase se tratar de uma indicação de hora exata, a crase é obrigatória: “A reunião começará às 20h” e “Ele estará no aeroporto às 11h30”.
RESPOSTA: A forma correta é "a partir de" (sem crase) e o motivo disso é bem simples: não usamos crase diante de verbos. Portanto, não se esqueça: "a reunião começa a partir das oito horas", "vamos começar as vendas a partir da próxima semana", etc...
Em geral, só existe crase antes de palavras no feminino. Nunca haverá crase antes de verbo. Logo, o correto é a partir. ex: Ele começa a trabalhar a partir de amanhã.
Além disso, não se usa crase antes de verbos e, como já foi dito, “a partir” é formado pela preposição “a” juntamente ao verbo “partir”. Portanto, lembre-se: “a partir” se escreve separado, pois indica algo que parte de um referente (data, acontecimento etc.) e não se usa crase nesta expressão.
41 curiosidades que você vai gostar
De acordo com a norma culta, a maneira correta de escrever é sempre separada — não existe a palavra “apartir”.
...
Sinônimosdesde;a começar;com início;a contar;a datar.
Um dos pilares da gramática é a ortografia
Por exemplo: o certo é “siga-nos”, e não “ciga-nos”. A palavra ortografia tem origem grega: “ortho” significa “correto; “grafo” significa escrita. Sendo assim, a ortografia é a escrita correta.
Fazem-se necessários os estudos e experimentações. Equivale a "... que se fazem necessários. Com VTD e VTDI, "se" é pronome apassivador, e o verbo deve concordar com o sujeito composto.
Em conclusão, «a partir do dia 10 de Fevereiro» quer dizer que este dia já está incluído; «a partir de Fevereiro» significa que este mês já está incluído.