Just visit us!
A forma correta de escrita é façam de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito com a consoante “ç” ( “c” cedilhado ). Façam é uma forma verbal do verbo fazer, nomeadamente a terceira pessoa do plural do presente do subjuntivo e a terceira pessoa do plural do imperativo do verbo.
A dúvida é: "faz dois anos" ou "fazem dois anos"? A resposta é: "faz dois anos". O verbo "fazer" não se altera quando ele estiver indicando tempo decorrido (ou seja: o verbo é impessoal).
A grafia correta é faça, com ç, sendo uma das conjugações do verbo fazer. A grafia fassa, com ss, está incorreta e não existe na língua portuguesa.
A grafia correta da palavra é façam, escrito com ç(cê-cedilha) na segunda sílaba. Esta dúvida ocorre porque os dois termos teriam a mesma pronúncia, entretanto apenas o escrito com ç está correto e existe no dicionário de português.
Quando falo: crianças FAÇAM uma fila. O verbo está no modo subjuntivo, que indica um fato provável, duvidoso ou hipotético, como posso colocá-lo no modo imperativo? Sueli, FAÇA você a planilha de cálculo desta semana.
Significado de Possam substantivo deverbal Ação de poder; ato de possuir capacidade ou oportunidade para: preciso pagá-los para que eles possam terminar o trabalho. Ação de ter autorização ou permissão para: eles querem documentação correta para que possam fazer a matrícula.
Poderá usar “faça-se” (atenção, o verbo construído com a partícula apassivante “se”), se pretender dizer que “se faça circular a corrente”, sendo a corrente o sujeito dessa construção passiva, mas – importante – deverá colocar uma vírgula antes da coordenativa “e”, precisamente porque os sujeitos das orações ligadas por “e” são diferentes.
Faça significa ordem para que uma determinada ação possa ser realizada. Originada no verbo fazer, a palavra faça vem do latim, facere e corresponde a maneira imperativa de tal verbo, demonstrando ordem.
O verbo fazer é um verbo irregular, ou seja, não se encaixa nos modelos fixos de conjugação verbal, possuindo alterações no seu radical e nas suas terminações quando conjugado. Em diferentes tempos verbais, o radical faz- pode se transformar em faç-, em fiz- ou em far-. Assim, faço é conjugado com o radical irregular faç-.
Apresenta-se com o verbo impessoal, sendo conjugado apenas na 3.ª pessoa do singular, quando indica tempo atmosférico e tempo decorrido ou: faz três dias faz cinco anos, faz duas horas,... * As formas verbais destacadas são formas irregulares ou formas regulares que apresentam alguma particularidade gráfica.