Grafia no Brasil: conseqüência. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: consequência....con·se·quên·ci·a |qüen|
A palavra "consequencia" é uma palavra paroxítona, porém ela não tem ditongo aberto "éi" ou "ói". Logo, o acento continua e nós devemos escrever "consequência" (com o acento circunflexo e sem trema, pois o trema foi abolido).
A escrita correta dessa palavra é Consequência. A palavra deve ser acentuada pois é uma paroxítona terminada em ditongo nasal.
A abolição do trema O Acordo Ortográfico de 1990, na Base XIV, determinou a inteira supressão do diacrítico em palavras portuguesas ou aportuguesadas, vetando inclusive seu uso em poesia, algo que no Brasil já fora abolido pela Lei 5.765/1971, que modificou o Formulário Ortográfico de 1943.
4 conclusão, dedução, inferência, ilação, raciocínio, indução, solução.
O trema, sinal gráfico de dois pontos usado em cima do u para indicar que essa letra, nos grupos que, qui, gue e gui, é pronunciada, será abolido.
Seria con-se-quên-cias, porque pronunciamos "ias" juntos, não há omo separar!!!
A palavra inteligência pode ser considerada paroxítona (in-te-li-gên-cia), e levar acento por terminar em ditongo oral, ou proparoxítona (in-te-li-gên-ci-a), e levar acento porque toda proparoxítona é acentuada. ... Não se acentua mais i e u paroxítonas quando elas forem precedidas de ditongo.
Como mudar cor de fundo de uma imagem Photoshop?
Quando e como foi inventado o telefone?
Como funciona os equipamentos à prova de explosão?
Como substituir a palavra JOGO?
Quais são os campeonatos de futebol no Brasil?
O que quer dizer a palavra cuja?
Como funciona uma empresa de exportação?
O que pode ser transportado via malote?
Quais são os produtos da Herbalife para emagrecer?
Como funciona o air bag lateral?
Como funciona um certificado digital SSL?
Como se chama uma coisa tem um formato de orelha?