Colonização e história da América Central Nos primórdios, a América Central era povoada por diversos grupos aborígenes, sendo o mais importante à civilização maia. Posteriormente, a colonização terá início no século XVI, partir das colônias caribenhas de Hispaniola e Cuba.
Os holandeses colonizaram um território composto por várias ilhas, que se chamava Antilhas Holandesas e que ainda constitui território holandês. O Haiti foi o primeiro país da América Central a se tornar independente, em 1804. A América Central continental se tornou independente dos espanhóis em 1821.
A região é dividida em América Central continental, que compreende uma faixa de terras emersas em uma posição entre a América do Norte e a América do Sul (Belize, Guatemala, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Costa Rica e Panamá); e insular, formada por um grupo de ilhas localizadas no Mar do Caribe (Cuba, Jamaica, ...
Na América do Sul a colonização concentrou-se nas áreas litorâneas (ocidental-pacífica para Castela e a oriental-atlântica para Portugal). Assim, enquanto os espanhóis investiram no Prata, no Caribe e nos Andes, os portugueses se instalaram principalmente no litoral atlântico.
Portugal - colonizou o Brasil; Espanha - colonizou Colômbia, Bolívia, México, Equador, Venezuela, Panamá, Nicarágua, Honduras, Argentina, Paraguai, Uruguai, Peru, entre outros; Inglaterra - colonizou a Jamaica, a Guiana e Trinidad e Tobago, além de Belize.
A América Central se divide em duas regiões: A América Central Ístmica e a América Central Insular. A América Central Ístmica é aquela que ocupa a maior parte do continente, constituindo no Istmo do Panamá ou Istmo Centro-Americano, que liga a América do Norte com a América do Sul.
A América Central Insular é a porção da América Central que se encontra dividida entre diversas ilhas. É composta pelos seguintes países: Bahamas, Cuba, Haiti, Jamaica e República Dominicana.
Com clima temperado, semelhante ao que existia na Inglaterra, desenvolveram-se atividades econômicas ligadas à pesca, à pecuária, a atividades comerciais e à produção manufatureira. Em virtude da maioria de puritanos na região, a intolerância religiosa também marcou a forma de organização social da região.
A História da América Central está intimamente ligada à colonização da Espanha, do século XVI até ao início do século XIX, e as intervenções armadas dos Estados Unidos durante o século XX (as chamadas Guerras das Bananas) que somado aos governos oligárquicos desses países, contribuem em grande parte para a pobreza da região.
Tipos de colonização da América Geografia A América recebeu dois tipos de colonização: a de exploração e a de povoamento.
Geografia. A América recebeu dois tipos de colonização: a de exploração e a de povoamento. A América foi descoberta pelos europeus, após esse acontecimento diversos países do velho continente se dirigiram para a nova terra. O continente americano foi colonizado principalmente por portugueses, ingleses, espanhóis, franceses e holandeses.
Veja principais dados de cada país em: Países da América Central Nos primórdios, a América Central era povoada por diversos grupos aborígenes, sendo o mais importante à civilização maia. Posteriormente, a colonização terá início no século XVI, partir das colônias caribenhas de Hispaniola e Cuba.
É normal ficar roxo quando a gente tá malhando?
Para que serve caneta hidrocor?
O que é o direito educacional?
É normal ter dor nas costas com Covid?
Qual a importância da nanotecnologia na atualidade?
O que é continentalidade e maritimidade?
Quem foi o propulsor do ciclo PDCA?
Como calcular multa e honorários 523?
O que são equipamentos culturais?
Como por nao online no facebook?
Quanto tempo um cachorro vive?
Quais os requisitos para a formação de um litisconsórcio facultativo?