Eles foram recrutados pelo governo brasileiro, que, aproveitando-se dos problemas enfrentados pelos nordestinos, recrutaram milhares deles para irem para região amazônica trabalhar na extração do látex, que seria exportado para os Estados Unidos para dar suporte ao governo e aos aliados da guerra.
O exército da borracha tinha a missão vital de salvar os países aliados do colapso, fornecendo a matéria-prima estratégica para a indústria bélica.
Muitos desses soldados deram a vida, literalmente, para alimentar a indústria bélica americana durante o conflito e fornecer insumos para armas e pneus, por exemplo. Humildes, eles foram recrutados para trabalhar na extração da seringa com a promessa de que voltariam de lá milionários.
A borracha era enviada aos Estados Unidos e usada nos equipamentos dos Aliados para a guerra contra as forças do Eixo. Os trabalhadores foram recrutados pelo Semta (Serviço Especial de Mobilização de Trabalhadores para a Amazônia), com promessas de melhoria de vida.
Em 1942, o presidente Getúlio Vargas recrutou a tropa para uma operação de emergência que coletaria látex para os americanos. Eram 55 mil nordestinos, 30 mil só do Ceará, que fugiam da seca em busca de riqueza e honra naquela que ficou conhecida como a Batalha da Borracha.
Soldados da Borracha foram os brasileiros que entre 19 foram alistados e transportados para a Amazônia pelo Semta, com o objetivo de extrair borracha para os Estados Unidos da América (Acordos de Washington) na II Guerra Mundial.
Terminava a Batalha da Borracha, mas não a guerra travada pelos seus soldados. ... O descaso do governo brasileiro, que os abandonou à própria sorte, apesar de todos os acordos e das promessas repetidas antes e durante a Batalha da Borracha.
Rasgaram estradas e desocuparam nossas terras para a criação de gado. Trouxeram chacinas, extermínios e massacres às populações de pescadores, seringueiros e indígenas”, lembrou. Entre os métodos utilizados pelos forasteiros recém-chegados, envenenamentos, incêndios criminosos e ataques com pistoleiros.
Outra importante participação dos EUA na Segunda Guerra foi o desembarque na Normandia (França), juntamente com os aliados venceram o exército alemão e a cidade de Paris voltou para o controle da França, antes dominada pelos alemães.
Ao contrário dos Pracinhas, estes só foram reconhecidos como combatentes da 2ª Guerra Mundial em 1988, e apenas com este reconhecimento tiveram direito a uma pensão vitalícia no valor de dois salários mínimos. Tempos depois, os soldados que sobreviveram receberam uma pensão pelo o serviço prestado.
Então, depois da Segunda Guerra Mundial, os militares começaram a usar alvos no formato de silhuetas, na expectativa de ajudar os soldados a reduzir seu medo de combate. Os alvos "apareciam" do nada a diferentes distâncias, e os atiradores tinham de disparar rapidamente, para estimular uma resposta instintiva.
Quais os três tipos de Micélios?
Quanto tempo leva para uma muda crescer?
O que fazer em Itacare em 1 dia?
Qual o intervalo para tomar prednisona?
Quanto tempo demora para tirar o visto para os eua?
Quantos elementos têm a terra?
Quais são as origens e como acontece às Cavalhadas de Pirenópolis?
Pode beber água depois de comer pão?
Quando o GeForce NOW chega no Brasil?
Qual é a carga elétrica de um próton?
Qual é a cerveja mais cara do Brasil?
Quais os mamíferos da Caatinga?
Qual a distância que o carro tem que ficar da Guia?
O que é clima temperado oceanico?