Na conclusão do texto, o remetente deve tentar apresentar opções de resolução para o problema debatido. E finalmente, na despedida da carta, o emissor pode agradecer a atenção recebida, concluindo o documento com a assinatura do responsável ou representante de um grupo em questão.
Conclusão: aqui, são apresentadas ideias e sugestões para que o interlocutor possa agir. É na conclusão que se traz possíveis resoluções para o problema exposto e se fecha a ideia central do texto. Despedida: com saudações cordiais e assinatura dos remetentes, a despedida é o último item da carta.
Finalizando seu texto, é importante que leia, releia (faça isso também em voz alta), observe a gramática (edite se preciso for) é interessante também que, mostre para alguém de quem lhe seja confiável e sincero para que esta pessoa possa dar sua mais crítica opinião sobre os argumentos que compuseram o manifesto.
A carta aberta é um gênero textual com função de direcionar alguma mensagem, questionamento ou solicitação de determinado indivíduo ou grupo para alguma pessoa ou organização de reconhecimento público.
A carta aberta integra os gêneros textuais norteados pelo caráter argumentativo, cuja principal característica é permitir que o emissor exponha em público suas opiniões ou reivindicações acerca de um determinado assunto.
Para fazer uma carta aberta, é necessário, antes da produção textual: identificar e pontuar o destinatário exato ao qual se destinará o texto; definir a questão que será abordada e os argumentos que serão apresentados. Além disso, é importante refletir sobre a organização desse material, selecionando o que será apresentado e em qual ordem.
Dessa maneira, a carta aberta representa uma importante ferramenta de participação política dos cidadãos, uma vez que apresenta determinado assunto de interesse coletivo. Lembre-se que a carta aberta não é um texto muito extenso e sua linguagem é clara, coesa e está de acordo com as normas gramaticais.
Saber como assinar uma carta é uma habilidade importante para saber redigir bem documentos profissionais e pessoais ou até cartas amigáveis ou mais íntimas. Aprenda a colocar a sua assinatura e o que é preciso escrever antes e depois dela. Ajuste sua assinatura de acordo com o destinatário para encerrar a carta com perfeição.
A estrutura desse gênero se assemelha às das cartas pessoais, mas possui um caráter argumentativo, tendo em vista que sempre defende uma opinião. Desse modo, a carta aberta se estrutura de modo estratégico, para convencer o autor e demais leitores a respeito da sua opinião, configurando-se, assim, em um gênero textual público.
Quem paga o tratamento do Quilos mortais?
Qual é a ave que vive no Polo Sul?
Quanto tempo em média dura uma casa de eucalipto?
O que é preciso para tirar passaporte para Portugal?
Qual é a doença da mãe de Maria Chiquititas?
Quais as cidades mais sustentáveis da Europa?
Como faço para abrir o executar?
Quem tem refluxo e gastrite pode comer pão?
Qual é a função do médico generalista?
Quais os benefícios do pepino para o fígado?
Qual a melhor isca para pescar na beira do mar?
Quanto tempo o captopril sublingual leva para fazer efeito?
Como saber se uma pessoa é falsa com a gente?
Qual o valor da mão de obra do bloco estrutural?