Temas bíblicos e religiosos marcam a pintura românica. Geralmente, essas pinturas adornavam as igrejas e catedrais da época. Era utilizada a técnica do afresco, em que a pintura era feita sobre uma parede úmida. Diversos murais, iluminuras e tapeçarias surgem com temas religiosos.
A Arte Românica foi um estilo artístico que surgiu na Europa no século XI e que predominou, principalmente, nas construções de igrejas católicas.
Além disso, como um dos principais objetivos da arte românica era o de expressar sentimentos religiosos, a pintura desse estilo apresentou figuras com proporções irregulares, simbolizando a grandeza de seus principais representantes, como Jesus Cristo.
Por meio de esculturas, vitrais e pinturas, o estilo românico da arte medieval abordou temas sobre a vida de Jesus Cristo, de santos, sobre passagens da Bíblia, bem como sobre outros temas do cristianismo.
Arte gótica ou estilo gótico é o estilo artístico que surgiu na Europa durante o final da Idade Média, com a presença de esculturas, vitrais e pinturas, além das grandes construções civis como as igrejas. ... Esse estilo nasceu na Europa Ocidental, no século XII (final da Idade Média) e durou até a chegada do Renascimento.
A arquitetura românica foi o primeiro estilo distinto a se espalhar pela Europa desde o Império Romano. Esse gênero arquitetônico teve origem no Império Carolíngio, que foi responsável tanto pela constituição da sociedade feudal como também pela expansão do cristianismo pela Europa.
A característica principal da arte românica está na relação com a vida rural da Alta Idade Média e ao mesmo tempo, com a efervescência cultural dos mosteiros e abadias, os quais foram o repositório de parte da cultura greco-romana.
As pinturas reproduziam sempre temas religiosos, os mais frequentes eram a criação do mundo, as cenas da vida de Cristo ou dos apóstolos e as passagens bíblicas mais importantes como a arca de Noé.
São numerosos afrescos (hoje arruinados), mosaicos (encontrados na Grécia e sobretudo na Itália), murais e iluminuras. Retratam temas religiosos, pois numa época em que havia pouquíssimos letrados, a igreja recorria à arte para transmitir os ensinamentos religiosos. Uma das principais características da pintura românica é a deformação.
Seus desenhos iam das formas da antiga pintura romana aos ícones bizantinos, ocupando naves e absides. Os temas mais freqüentes abordavam cenas retiradas do Antigo e do Novo Testamento e da vida de santos e mártires, repletas de sugestões de exemplos edificantes.
Características da Arte Românica O estilo românico destacou-se na arquitetura, pintura e escultura. Embora tenha tido maior relevância na arquitetura das construções religiosas.
As características mais significativas da arquitetura românica são: 1 abóbadas em substituição ao telhado das basílicas; 2 pilares maciços e paredes espessas; 3 aberturas raras e estreitas usadas como janelas; 4 torres que aparecem no cruzamento das naves ou na fachada; 5 arcos em 180 graus. More ...
Qual é a época de reprodução do Tarim?
Como saber o nome do servidor da internet?
Como representar um subconjunto?
O que fazer com um marido controlador?
Como se faz os números ordinais?
Qual melhor pediatra de Aracaju?
O que é o princípio da anualidade tributária?
Como saber quantas parcelas foram pagas no consórcio Honda?
Até quando Gabriel O Pensador ano de lançamento?
Como reproduzir um vídeo no After Effects?
Como saber se as retas são concorrentes?
Como repor os nutrientes do cabelo?
Quem conquistou o direito ao voto feminino?
Como se representar porta de correr em planta baixa?
Qual a época de reprodução do pintassilgo?