A história da educação no Brasil começou em 1549 com a chegada dos primeiros padres jesuítas, inaugurando uma fase que haveria de deixar marcas profundas na cultura e civilização do país. ... João VI, importante em muitos aspectos, voltou-se para as necessidades imediatas da corte portuguesa no Brasil.
Os períodos históricos da Educação no Brasil: da Colônia a Redemocratização. Este artigo pressupõe as principais tendências pedagógicas dentro do contexto histórico da Educação no Brasil, evidenciando um cenário construtivista da educação; dos Jesuítas a época da redemocratização do país, após a ditadura militar.
Foi em 1717, na Prússia, que surgiu a educação pública, instituída escola obrigatória para crianças entre 5 e 12 anos, pelo rei Frederico Guilherme, surgindo posteriormente, inclusive, leis que impediam a contratação de qualquer criança que não concluísse esse estudo obrigatório.
A primeira Constituição Brasileira, outorgada em 1824, garantia apenas, em seu Art. 179, “a instrução primária e gratuita a todos os cidadãos”. No ano de 1827, uma lei determinou a criação de escolas de primeiras letras em todos os lugares e vilas, além de escolas para meninas, nunca concretizadas anteriormente.
“A História da Educação fornece aos educadores um conhecimento do passado coletivo da profissão, que serve para formar a sua cultura profissional. Possuir um conhecimento histórico não implica ter uma ação mais eficaz, mas estimula uma atitude crítica e reflexiva”.
A respeito da educação podemos observar diferentes momentos que são de fundamental importância para a história de nossa humanidade: Período Antigo, subdividido em Primitivo, Antigo e Medieval, Moderno, destacando-se o Renascimento.
Novas rupturas estão acontecendo no exato momento em que esse texto está sendo lido. A educação brasileira evolui em saltos desordenados, em diversas direções. A educação indígena foi interrompida com a chegada dos jesuítas. Os primeiros chegaram ao território brasileiro em março de 1549.
Assim, a história tem seu início marcado pela relação estabelecida entre religião e letramento, até que os jesuítas foram expulsos do país em 1759. Somente muitos anos depois, a responsabilidade da educação coube ao Estado.
O início da educação no Brasil, mais precisamente, do ensino, entendido como um processo sistematizado de transmissão de conhecimentos, é indissociável da história da Companhia de Jesus. As negociações de Dom João III, O Piedoso, junto a esta ordem missionária católica pode ser considerado um marco.
O estudo da história da educação tem a capacidade de fazer com que os alunos raciocinem de forma a compreender o porquê de se estudar determinada matérias e temas. O estudo da História da Educação é importante devido o seu potencial formativo, autor reflexivo e cognitivo. Ou seja, o estudo da história da educação tem a capacidade de fazer ...
O Sistema de Educação no Brasil. Considerando que o Brasil é uma República Federativa constituída de 26 Estados e do Distrito Federal, o sistema de ensino é organizado em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.
Quais são as doenças de transmissão vertical?
Qual parte do tecido nervoso é considerado o centro dos atos reflexos do organismo?
Quanto tempo leva para aumentar o limite do cartão de crédito?
Como funciona o relê falta de fase?
Quais são as três formas de ação dos anticorpos no nosso corpo?
Como traduzir um livro do inglês para o português?
Quem é responsável pela visita domiciliar?
Como usar o repelente de tomada?
Como ocorre a ventilação pulmonar nos humanos?
Qual é a função do relé de sobrecarga?
Como aprender a ter autoconhecimento?
Como se faz um atendimento psicopedagógico?
Quem tem direito ao regime semiaberto?
O que comprar no amigo roubado?
Como o AliExpress devolve o dinheiro pago no boleto?
Qual a quantidade de galinha poedeira por metro quadrado?