O câncer de pulmão pode começar nas células que revestem os brônquios e partes do pulmão, como os bronquíolos e alvéolos. Ele se desenvolve a partir do crescimento desordenado das células provocando o aparecimento de um tumor que tem a capacidade de se disseminar para outras partes do corpo.
De acordo com o banco de dados SERR, do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, 55,2% dos pacientes que obtêm o diagnóstico enquanto a doença ainda está localizada chegam a ter uma sobrevida de 5 anos ou mais. Já na fase metastática, esse índice pode atingir 4,3% de sobrevivência.
O câncer de pulmão se divide em dois tipos principais, que são tratados de maneira muito diferente: 80 a 85% dos cânceres de pulmão são do tipo câncer de pulmão de não pequenas células. 10 a 15% dos cânceres de pulmão são do tipo câncer de pulmão de pequenas células.
Os principais sinais e sintomas que podem indicar câncer no pulmão são:
Os mais comuns são cérebro, fígado e ossos. O estadiamento é feito por meio de vários exames de sangue e radiológicos, como a tomografia computadorizada. Esses exames vão verificar qual é o estádio do câncer de pulmão, sendo que são sete: IA, IB, IIA, IIB, IIIA, IIIB e IV.
Definição. O câncer primário de pulmão é o câncer que acomete a traqueia, os brônquios ou o tecido pulmonar (alvéolos).
A expectativa de vida após a descoberta do câncer de pulmão varia entre 7 meses à 5 anos, dependendo de vários fatores, como estado geral de saúde, tipo de câncer pulmonar e início do tratamento.
Nesses casos, a cura é muito difícil e o paciente deve ser tratado para controle da doença e melhoria da qualidade de vida. Ao contrário do que ocorre com a doença limitada, a radioterapia não é usada conjuntamente com a quimioterapia; em geral, utiliza-se a quimioterapia e mais recentemente, a imunoterapia.
Os diferentes tipos de câncer de pulmão podem aparecer também em diferentes tipos de células que pertencem ao órgão, por exemplo, células dos brônquios, dos bronquíolos ou dos alvéolos e são divididos em carcinoma de pequenas células e carcinoma de células não pequenas, o mais comum, subdividido ainda em adenocarcinomas e os carcinomas epidermóide.
O tabagismo é o principal fator de risco para o câncer de pulmão e é responsável por 90% dos casos. O câncer pulmonar primário é raro em não fumantes. Veja também: Câncer de pulmão em não fumantes . Entre os outros fatores que devem ser considerados estão a exposição a certos agentes químicos (asbesto, arsênico), a metais ...
Idade avançada: a maior parte dos casos afeta pessoas entre 50 e 70 anos. O risco de ocorrência do câncer de pulmão e de morte pela doença aumenta quanto maior a intensidade da exposição ao tabagismo.
A doença pode ser de dois tipos diferentes: o de pequenas células e o de não pequenas células (o tipo mais frequente). O tabagismo é o principal fator de risco para o câncer de pulmão e é responsável por 90% dos casos. O câncer pulmonar primário é raro em não fumantes. Veja também: Câncer de pulmão em não fumantes
Quem matou a Morte em Supernatural?
Como cancelar um pedido na Netshoes no boleto?
Quando os Vingadores foram criados?
Como salvar textura do SketchUp em JPG?
Como os Vingadores recuperam as Joias do Infinito?
Como o Optimus Prime foi feito?
Quando Sam e Dean matam os Leviatãs?
O que se comemora com 1 mês de casado?
Como organizar uma biblioteca virtual?
Como tirar o aviso que o WhatsApp web está ativo?
Como organizar uma festa de formatura particular?
O que fazer de comida para aniversário?
Como ocultar faixa de opções no Excel VBA?
Como fazer uma live beneficente?
O que significa ONU e qual foi a verdadeira finalidade da sua criação?
Como os aditivos são informados nos rótulos dos alimentos?