O câncer de pulmão pode começar nas células que revestem os brônquios e partes do pulmão, como os bronquíolos e alvéolos. Ele se desenvolve a partir do crescimento desordenado das células provocando o aparecimento de um tumor que tem a capacidade de se disseminar para outras partes do corpo.
De acordo com o banco de dados SERR, do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, 55,2% dos pacientes que obtêm o diagnóstico enquanto a doença ainda está localizada chegam a ter uma sobrevida de 5 anos ou mais. Já na fase metastática, esse índice pode atingir 4,3% de sobrevivência.
O câncer de pulmão se divide em dois tipos principais, que são tratados de maneira muito diferente: 80 a 85% dos cânceres de pulmão são do tipo câncer de pulmão de não pequenas células. 10 a 15% dos cânceres de pulmão são do tipo câncer de pulmão de pequenas células.
Os principais sinais e sintomas que podem indicar câncer no pulmão são:
Os mais comuns são cérebro, fígado e ossos. O estadiamento é feito por meio de vários exames de sangue e radiológicos, como a tomografia computadorizada. Esses exames vão verificar qual é o estádio do câncer de pulmão, sendo que são sete: IA, IB, IIA, IIB, IIIA, IIIB e IV.
Definição. O câncer primário de pulmão é o câncer que acomete a traqueia, os brônquios ou o tecido pulmonar (alvéolos).
A expectativa de vida após a descoberta do câncer de pulmão varia entre 7 meses à 5 anos, dependendo de vários fatores, como estado geral de saúde, tipo de câncer pulmonar e início do tratamento.
Nesses casos, a cura é muito difícil e o paciente deve ser tratado para controle da doença e melhoria da qualidade de vida. Ao contrário do que ocorre com a doença limitada, a radioterapia não é usada conjuntamente com a quimioterapia; em geral, utiliza-se a quimioterapia e mais recentemente, a imunoterapia.
Os diferentes tipos de câncer de pulmão podem aparecer também em diferentes tipos de células que pertencem ao órgão, por exemplo, células dos brônquios, dos bronquíolos ou dos alvéolos e são divididos em carcinoma de pequenas células e carcinoma de células não pequenas, o mais comum, subdividido ainda em adenocarcinomas e os carcinomas epidermóide.
O tabagismo é o principal fator de risco para o câncer de pulmão e é responsável por 90% dos casos. O câncer pulmonar primário é raro em não fumantes. Veja também: Câncer de pulmão em não fumantes . Entre os outros fatores que devem ser considerados estão a exposição a certos agentes químicos (asbesto, arsênico), a metais ...
Idade avançada: a maior parte dos casos afeta pessoas entre 50 e 70 anos. O risco de ocorrência do câncer de pulmão e de morte pela doença aumenta quanto maior a intensidade da exposição ao tabagismo.
A doença pode ser de dois tipos diferentes: o de pequenas células e o de não pequenas células (o tipo mais frequente). O tabagismo é o principal fator de risco para o câncer de pulmão e é responsável por 90% dos casos. O câncer pulmonar primário é raro em não fumantes. Veja também: Câncer de pulmão em não fumantes
Como calcular o valor de uma causa?
Como consultar débitos de IPTU Osasco?
Como saber a radical de uma palavra?
Como saber os dias do mês com a mão?
Como saber quem respondeu Microsoft Forms?
Como ver o saldo da previdência?
Como saber a diferença entre aço e alumínio?
Qual remédio dar para gato com dor?
Como mudar o nome do WhatsApp GB para WhatsApp?
Como ver os gastos com a Unimed?
Como habilitar o Layout no Sketchup?
Como saber quantas pessoas estão conectadas no meu Wi-fi?
Como criar uma lista personalizada de amigos no Facebook?
Onde se encontra a Estação Espacial Internacional neste momento?
Como identificar uma pessoa bajuladora?
Como alterar o status do Outlook?