Entende-se por Leite Fermentado ou Cultivado o produto, cuja fermentação se realiza com um ou vários dos seguintes cultivos: Lactobacillus acidophilus; Lactobacillus casei; Bifidobacterium sp; Streptococcus salivarius subsp thermophilus e/ou outras bactérias acidolácticas que por sua atividade contribuem para a ...
Queijo e Iogurte Iogurtes, leite fermentado e outras bebidas lácteas também são produzidos a partir da fermentação destes microorganismos. Estas bactérias promovem o desdobramento do açúcar do leite, a lactose, em ácido láctico.
Leites fermentados consistem em leites adicionados de inóculos e que sofrem uma fermentação ácido lática. Quem é responsável por essa fermentação são as bactérias ácido láticas, que fermentam a lactose produzindo o ácido lático.
As bactérias lácticas são muito importantes em produtos lácteos, pois fazem parte da flora que fermenta a lactose (fermentos lácteos), originando quantidades consideráveis de ácido láctico e ácido pirúvico. São exemplos de microrganismos deste grupo os Lactobacillus e os Streptococcus.
Lactobacillus bulgaricus
O iogurte é produzido a partir da ação de uma cultura mista dos microorganismos Lactobacillus bulgaricus e do Streptococcus thermophilus. Essas bactérias se mantêm em crescimento associado ou culturas separadas que são inoculadas no leite em proporções definidas.
As leveduras e em especial, a Saccharomyces cerevisiae, é usada na produção de pão, cerveja, vinho, aguardente assim como a grande maioria das bebidas alcoólicas. Certas bactérias, como as bactérias lácticas, são usadas na produção de coalhada, iogurtes, queijos, picles, chucrute, salame, kimchi entre outras.
Entre os leites fermentados, a legislação brasileira regulamenta os seguintes tipos: iogurte, leite fermentado ou cultivado, leite acidófilo, kefir, kumys e coalhada (BRASIL, 2007).
A cepa foi originalmente classificada como Lactobacillus casei, mas em 2008 foi reclassificada como pertencente a L. paracasei. Yakult é preparado adicionando glicose e glicina a leite desnatado, e aquecendo a mistura a 90 a 95 °C por cerca de 30 minutos.
Do aspecto tecnológico, estas bactérias fermentam os açúcares, com formação de gases (CO2 e H2) e ácidos. Em relação, as bactérias Gram-negativas aeróbias estritas têm importância no leite os Alcaligenes, Pseudomonas, Brucella e Campylobacter, onde os Alcaligenes bastante comuns no leite cru podem alcalinizar o leite.
Leite fermentado é o nome genérico dado a produtos como: iogurte, leite cultivado, leite acidófilo, kefir, kumys e coalhada. Este nome se deve ao fato do leite ser inoculado com culturas iniciadoras de microrganismos ácido-láticos, que convertem parte da lactose do leite em ácido lático por meio da fermentação.
O leite brasileiro obedece aos padrões internacionais para a quantidade de bactérias que é 100 mil bactérias por ml. Dentre as milhares de bactérias que o leite pode ter, pouquíssimas podem causar algum problema. Mas se não há problema tantas bactérias, por que temos que fazer o controle microbiológico?
As enterobactérias constituem um dos grupos de ocorrência frequente no leite, ocasionando a fermentação da lactose. Estas bactérias, habitantes normais no intestino dos animais, são importantes sob dois aspectos: higiênico e tecnológico.
O que se pode fazer com uma plotter de recorte?
Qual é a parte feminina e masculina da flor?
Quanto é possível ganhar com Opções Binárias?
Qual nome das pessoas que gostam de sentir dor?
Como ganhar dinheiro com artesanato para bebê?
Quais bactérias vivem em ambientes extremófilos?
Como ganhar BTT no BitTorrent?
Onde vivem as algas unicelulares?
Como ganhar dinheiro refrigeracao?
Como ganhar dinheiro com Canal do Telegram?
Como ganhar dinheiro com leite de vaca?
Quem conseguiu engravidar com Indux?
Como tomar o suco de noni para emagrecer?