A cromatografia gasosa é um processo de separação dos componentes da mistura através de uma fase gasosa móvel sobre um solvente. Esse método ocorre em um tubo estreito, por onde os componentes da mistura irão passar por uma corrente de gás, que representa a fase móvel, em fluxo do tipo coluna.
A cromatografia envolve uma série de processos de separação de misturas, acontece pela passagem de uma mistura através de duas fases: uma estacionária (fixa) e outra móvel.
O processo da cromatografia é feito pela passagem da fase móvel sobre a fase estacionária, dentro de uma coluna ou sobre uma placa. A partir dessa passagem, os componentes da mistura são separados pela diferença de afinidade. ... A adsorção é a propriedade em que um componente da mistura adere à fase estacionária.
No processo de separação, entram em jogo dois factores: a afinidade da substância para com o solvente utilizado e a afinidade da substância em relação ao adsorvente. Os solventes empregados não devem reagir entre si ou com as substâncias a serem separadas.
Cromatografia em camada delgada. A amostra é colocada na parte inferior da placa, através de aplicações sucessivas de uma solução da amostra com um pequeno capilar, formando uma mancha circular. À medida que o solvente sobe pela placa, a amostra é compartilhada entre a fase líquida móvel e a fase sólida estacionária.
Por exemplo, se tivermos uma mistura de sal e areia, podemos adicionar água para que o sal misture-se nela e separe-se da areia. Podem ser usados outros processos depois, como a filtração para separar a areia, a destilação para separar a água e o sal, ou a evaporação para obter somente o sal.
Separação ocorre por diferença de Ponto de ebulição do composto e Interação com a FE na coluna. Na cromatografia gasosa por partição a fase estacionária é um líquido não-volátil cobrindo a parte interna da coluna ou fino suporte sólido.
Todo tipo de cromatografia terá duas fases: Fase Móvel: Fase em que os componentes a serem separados “correm” por um solvente fluido, que pode ser líquido, gasoso ou ainda supercrítico. Fase Estacionária: Fase fixa em que os componentes da mistura interagem, podendo ser constituída de um material líquido ou sólido.
De uma forma geral a separação dos componentes de uma mistura quase sempre necessita da utilização de mais de um método.
Para ocorrer um outro método de separação de misturas, a dissolução fracionada, deve-se dissolver um dos componentes sólidos em um solvente, geralmente água. A partir dessa dissolução, o material que foi dissolvido na água pode ser separado dos demais sólidos por uma filtração simples.
A mistura é aquecida fazendo com que os líquidos sejam vaporizado, porém antes de serem condensados, os vapores são separados em uma coluna de fracionamento. Exemplo: separar a mistura formada por água e acetona. Destilação por arraste de vapor: método que utiliza o calor do vapor de água sobre uma mistura para fazer um componente dela vaporizar.
CROMATOGRAFIA É UMA TÉCNICA DE SEPARAÇÃO (com diversos mecanismos) Tswett (1906) extrato de folhas em coluna de alumina, sucrose e carbonato de cálcio. HISTÓRICO éter de petróleo CaCO 3 mistura de pigmentos pigmentos separados Cromato = cor / grafia = escrita CROMATOGRAFIA Método de Separação
Como calcular a deformação de um material?
Como declarar comissão paga a imobiliária na venda de imóvel?
Quem responde por dívida trabalhista?
Como saber se o pedido de aposentadoria foi aprovado?
Porque o ser humano não deve tomar leite?
Para que serve os registros na educação infantil?
Qual a tinta para pintar azulejo?
Como solicitar atualização Google Maps?
Quais os dois tipos de radioterapia?
Qual é o melhor motor da Fiat?
Como transferir PIX para conta corrente?
Quando devemos solicitar esclarecimentos referente ao laudo do perito?
Quanto custa o quilo do limão siciliano?
Como calcular área com 3 medidas diferentes?
Quem abandona o lar tem direito?