Na micção, os esfíncteres se relaxam e a uretra abre-se para a livre passagem da urina. Ao mesmo tempo o músculo da parede vesical contrai-se e força a urina para fora da bexiga. Ao final da micção, quando a bexiga já se esvaziou, os esfíncteres se contraem novamente e a bexiga interrompe sua contração e relaxa.
O ato da micção é um reflexo originado pela distensão das paredes vesicais, embora es- teja, no indivíduo normal, sujeito ao controle voluntário; o arco reflexo é de tipo parassimpático, tendo o seu centro na medula sacra; a influência da vontade se origina em centros superiores e exerce efeito inibidor sobre a ...
A bexiga possui receptor M3, e a Ach, ao se ligar, promove contração do músculo detrusor, contraindo, assim, a bexiga. Além disso, os esfíncteres possuem receptor M2, e, quando a Ach se liga, promove relaxamento dos mesmos. Esses dois processos em conjunto promovem a micção.
Quando as contrações de micção estão suficientemente fortes para esvaziar a bexiga, o reflexo da micção produz um reflexo secundário através da porção eferente do nervo pudendo para relaxar o esfincter externo da uretra. Se este reflexo secundário for mais forte que a inibição voluntária do esfincter externo, ocorre a micção.
Inervação A principal inervação da bexiga é feita pelo sistema nervoso autônomo parassimpático através dos nervos esplâncnicos pélvicos provenientes do plexo sacral da medula que se conectam aos segmentos S2, S3 e em menor proporção com o S4.
Outros sinais de enchimento são enviados, uma vez que este reflexo é autoregenerativo, à medida que a bexiga atinge sua repleção que no adulto seria entre 3 ml (GALHARDO E KATAYAMAN, 2007). Ao mesmo tempo em que o córtex envia estimulo inibitório sobre o detrusor ocorre também um aumento da atividade da musculatura lisa uretra.
Na primeira etapa do ciclo, ocorre o enchimento progressivo da bexiga. No segundo passo, inicia-se o reflexo da micção, que esvazia a bexiga. Para um melhor entendimento, vamos para um resumo breve da anatomia da bexiga e sua inervação, já abordados no artigo sobre Anatomia do Trato Urinário. A bexiga é constituída de ápice, fundo, corpo e colo.
Porque meu ex tenta me provocar ciúmes?
Como secar o carregador do celular?
Como publicar uma ilha no fortnite?
Como lidar com a ex do meu marido?
Como comprovar que sou divorciada?
Como secar a unha em segundos?
Quais são os defeitos de Aquário?
Tem como postar foto no Instagram pelo PC?
Como provar que dois segmentos são perpendiculares?
Como fazer anúncio na revista Veja?
Como calcular a semelhança de triângulos?
Porque a menor distância entre dois pontos é uma reta?
Como Prometeu se livrou do castigo?
Como provar união estável para o INSS?
Como comprovar residência no Brasil?
O que é um psicopata e quais suas características?
Quanto tempo tem que esperar para mudar a data de aniversário no Facebook?