O artigo trata-se do processo de ensino e aprendizagem e como a prática do professor influencia este acontecimento. O processo de ensino e aprendizagem é definido como um sistema de trocas de informações entre docentes e alunos, que deve ser pautado na objetividade daquilo que há necessidade que o aluno aprenda.
O processo de aprendizagem acontece a partir da aquisição de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes através do estudo, do ensino ou da experiência. A construção de conhecimentos em sala de aula deve se constituir de forma gradativa adequando-se a cada estágio do desenvolvimento da criança.
O planejamento de ensino possui componentes básicos que são: os objetivos, o conteúdo, procedimento de ensino, recursos de ensino e avaliação. O objetivo é a descrição clara do que se pretende alcançar como resultado da atividade e são sempre do aluno e para o aluno.
Segundo Libâneo (1993) os elementos da didática, são: Objetivos e conteúdos; os métodos de ensino; avaliação; a aula como forma de organização do ensino; planejamento escolar; relação professor aluno.
Os órgãos responsáveis pela educação, em nível federal, são o Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Educação (CNE).
...
Outras modalidades brasileiras de ensino são:Educação de jovens e adultos (ensino fundamental ou médio);Educação profissional ou técnica;Educação especial;Educação a distância (EAD);
28 curiosidades que você vai gostar
A aprendizagem pode ser definida como um processo de aquisição de novos conhecimentos através de experiências vivenciadas e determinadas por fatores endógenos e exógenos que resultam na modificação do comportamento humano e que dependem de condições essenciais, tais como: mentais, físicas, sensoriais e sociais para se ...
Com que idade uma criança começa a aprender? Para quem não sabe, aprendizagem é algo que começa muito antes da fase escolar. De modo geral, começa aos quatro meses de gestação.
Jean Piaget
Segundo ele, a aquisição de conhecimento acontece por meio de experiências adquiridas em um contexto no qual se está inserido. Para o estudioso, a formação do conhecimento humano depende da interação entre o indivíduo e o ambiente em que ele vive.
É possível afirmar que Piaget como Vygotsky concebem a criança como um ser ativo, atento, que constantemente cria hipóteses sobre o seu ambiente. No entanto, há maneiras diferentes de conceber este processo de desenvolvimento. Enquanto Piaget privilegia a maturação biológica, Vygotsky valoriza o ambiente social.
Quais as três fases das atividades de aprendizagem ?Fase cognitiva. A fase cognitiva da aprendizagem ocorre quando um aluno é apresentado pela primeira vez aos novos conceitos, informações, materiais ou habilidades. ... Fase associativa. ... Fase autônoma. ... Usos na educação.
As principais características de um processo de aprendizagem são a mudança de comportamento, onde não é o suficiente participar de um treinamento para dizer que aprendeu alguma coisa; é necessário colocar em prática o que aprendeu e, somente com os resultados, é que podemos dizer se a pessoa aprendeu de fato ou não.
O processo de aprendizagem tradicional é baseado em cinco níveis: incompetência inconsciente, incompetência consciente, competência consciente, competência inconsciente e maestria.
Dito isso, veja a seguir quais são as fases do desenvolvimento infantil e suas principais características.Fase 1 – Sensório-motor. ... Fase 2 – Pré-operatório. ... Fase 3 – Operatório concreto. ... Fase 4 – Operatório formal. ... Desenvolvimento físico, intelectual, social e emocional. ... Bebês – zero a 1 ano e 6 meses.
São as chamadas hipóteses.Pré-silábica: Essa fase se caracteriza em dois níveis. No primeiro, as crianças tentam diferenciar os desenhos da escrita, identificando o que se pode ler. ... Silábica:Silábico-alfabética:Nível Alfabético:
4 Fases de aquisição da escritafase pré-silábica.fase silábica.fase silábica-alfabética.fase alfabética.
Quando as crianças começam a compreender os sons e a observar as palavras, já estão rumo à alfabetização. Contudo, é no ambiente escolar que a alfabetização de crianças, de fato, começa a ser desenvolvida. Nesse momento, a aprendizagem se confunde com o brincar.
Descobrindo as quatro fases da alfabetizaçãoPré-silábica: onde não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada;Silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma;Silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas;
Níveis de escrita – pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabéticoNível pré-silábico: desenhos e rabiscos de letras.Nível silábico: correspondência e organização.Nível silábico-alfabético: relacionando sílabas e letras.
Nível Pré-Silábico – níveis 1 e 2Nível 1: A criança tem traços típicos, como linhas e formas semelhantes a emes em letra cursiva. ... Nível 2: Para ler coisas diferentes deve haver diferença na escrita. ... Nível 3: Aparece a hipótese silábica – a criança atribui um valor sonoro a cada sílaba das palavras que registra.
O aluno pré-silábico dita os nomes a serem escritos e o aluno em hipótese silábica escreve. Assim começa o primeiro conflito para os alunos do primeiro nível, que ainda não associam a escrita à fala. A fala é associada à escrita em um contexto real no processo de ditar para outra pessoa escrever.
Segundo Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio de relações sociais, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio. Para Vygotsky, o professor é figura essencial do saber por representar um elo intermediário entre o aluno e o conhecimento disponível no ambiente.
A aprendizagem é uma experiência social, mediada pela utilização de instrumentos e signos, de acordo com os conceitos utilizados pelo próprio autor. Um signo, dessa forma, seria algo que significaria alguma coisa para o indivíduo, como a linguagem falada e a escrita.
Piaget privilegia a maturação biológica; Vygotsky, o ambiente social, Piaget, por aceitar que os fatores internos preponderam sobre os externos, postula que o desenvolvimento segue uma seqüência fixa e universal de estágios.
Segundo Libâneo (1993) os elementos da didática, são: Objetivos e conteúdos; os métodos de ensino; avaliação; a aula como forma de organização do ensino; planejamento escolar; relação professor aluno.
Um sistema possui três componentes ou funções básicos em interação: Entrada - envolve a captação e reunião de elementos que entram no sistema; • Processamento - processos de transformação que convertem insumo (entrada) em produto; • Saída - transferência de elementos produzidos na transformação até seu destino final.
Como adicionar o E-mail no Word?
Qual é a medida do diâmetro de uma circunferência?
O que é carregado quando o Excel é aberto?
Como colocar uma tabela no gráfico?
Como começar programa de afiliados?
Como adicionar ponto e vírgula no Excel?
Como instalar aplicativos na Smart TV AOC pelo pendrive?
Como iniciar uma justificativa de um projeto de pesquisa?
Tem como assistir Amazon Prime no Xbox 360?
Como conversar com alguém online?
Como dar zoom no Excel pelo teclado?
Como fazer uma auto avaliação no currículo?
Como fazer o Som da TV TCL sair no Som?
Como tratar uma pessoa com workaholic?