A doença periodontal é o processo inflamatório que ocorre na gengiva em resposta a antígenos bacterianos da placa dentária que se acumulam ao longo da margem gengival. A placa é um biofilme constituído por bactérias, proteínas salivares e células epiteliais descamadas (5).
Gengiva saudável - Gengiva saudável é firme e não sangra. Ela se acomoda ou insere perfeitamente ao redor dos dentes. Gengivite - A gengiva levemente inflamada, pode parecer avermelhada ou inchada e pode sangrar durante a escovação. Periodontite - A gengiva começa a se soltar e a se retrair dos dentes.
Fatores externos podem agravar as doenças periodontais, tais como: perdas dentárias precoces; hábito de fumar, uso excessivo de álcool, uso de aparelhos ortodônticos – de forma indiscriminada por profissionais não habilitados e pessoas com alterações sistêmicas (diabéticos, cardíacos, soropositivos, alterações ...
As principais bactérias da doença periodontal são Prevotella intermédia, Tannerella forsythia, Treponema denticola, Porphyromonas gingivalis. Essas bactérias em desequilíbrio com a microbiota da gengiva sinalizam inflamação para o sistema imune inato (neutrófilos e o sistema complemento).
1. O que é periodontia? É a especialidade responsável por cuidar da saúde das nossas gengivas, tecido que serve como suporte para os dentes.
É considerada uma doença infecto-inflamatória, caracterizando-se por vermelhidão da gengiva marginal, edema, halitose e sangramento à sondagem. A inflamação na margem gengival é devida a uma resposta ao acúmulo gradual de biofilme supra-gengival.
A cárie é uma doença bacteriana cujo agente principal é o Streptococcus mutans que produz um ácido capaz de desmineralizar o esmalte dentário. Existem também o Lactobacillus sp e a Actinomyces sp que juntos ao Streptococcus mutans danificam as estruturas dentárias.
As características clínicas incluem perda de inser- ção conjuntiva, perda óssea alveolar, formação de bolsa periodontal e inflamação gengival.
Quais são os principais tipos de doenças periodontais?
Uma adequada avaliação dos fatores de risco relacionados às doenças periodontais refere-se a um bom entendimento dos fatores etiológicos e da patogênese destas doenças. A etiologia da doença periodontal é microbiana, sendo agravada quando a higiene bucal é negligenciada.
Nesse estudo, que representa um marco histórico à compreensão dos fatores etiológicos da doença periodontal, todos os pacientes submetidos foram diagnosticados com um quadro clínico de gengiva saudável, o experimento inicia com a interrupção da higiene bucal dos pacientes para permitir o livre acúmulo de placa bacteriana na superfície dental.
Orientar os pacientes a respeito da patogênese da doença periodontal, sua etiologia e explicar quais são as consequências que esta doença pode promover aumentam a eficácia das mediadas preventivas para que o paciente possa ter maior consciência a respeito dos benefícios de manter bons hábitos de higiene bucal.
Quando a doença periodontal se instala é possível que ocorram alterações devido a reação inflamatória crônica da doença periodontal na gravidez e possam surgir quadros clínicos de risco para a gestante e para o feto como parto prematuro, eclampsia, baixo peso e subdesenvolvimento fetal.
Quando foi criada a Logoterapia?
Quantos anos tem a Igreja Pentecostal Unida do Brasil?
Como surgiu a cidade de São Miguel dos Campos?
Quem participou da Revolução Inglesa?
Como adicionar amigo no World War Z?
Como surgiu o Programa Um maluco no pedaço?
Quem ficou com a Alemanha Ocidental?
Qual o canal da Globo na Antena digital SP?
O que usar no lugar do que na redação?
Tem como simular o valor da aposentadoria?
Como sintonizar FM na caixa de som JBL?
Qual a principal diferença entre imagem e representação imagética?