Na prática, quando alguém é impedido de entrar em algum lugar ou de fazer algo por ser negro incorre-se num crime de discriminação racial. Ao lado da discriminação temos o preconceito, que é uma opinião formada antecipadamente, sem base, sem ponderação e sem conhecimento dos fatos.
A discriminação pode se dar por sexo, idade, cor, ou racismo, estado civil, religião, ou por ser a pessoa, portadora de algum tipo de deficiência. Pode ocorrer ainda, simplesmente porque o empregado propôs uma ação reclamatória contra um ex-patrão ou porque participou de uma greve.
Nos termos do artigo 1º da Convenção, a expressão discriminação racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência, baseadas em raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica que têm por objetivo ou efeito anular ou restringir o reconhecimento, gozo ou exercício em um mesmo plano (em ...
Discriminação é a prática de tratar as pessoas de maneira diferente com base em distinções feitas sem levar em conta o mérito individual. Exemplos de categorias em que a discriminação ocorre incluem raça e etnia, religião, sexo/gênero, peso, deficiência, estatura, condições de emprego, orientação sexual e idade.
Entende-se discriminação étnico-racial como qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, ascendência, cor, origem nacional ou étnica com a finalidade ou o efeito de dificultar ou impedir o reconhecimento e/ou exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos ...
Ela consiste em um tratamento, frequentemente negativo, em relação a uma pessoa ou grupo de pessoas, fundamentada em ideias preconcebidas. Assim, a discriminação é um preconceito praticado e, por isso, pode ser alvo de medidas judiciais. Exemplo de discriminação: um segurança de um estabelecimento proibir a entrada de uma pessoa negra no local.
As palavras discriminação e descriminação possuem formas parecidas de escrita, mas seus significados são bastante diferentes. Enquanto a palavra discriminação significa distinção, diferenciação ou classificação, o termo descriminação é sinônimo de descriminalização, ou seja, o ato de desclassificar ou desconsiderar uma atitude como crime.
A discriminação tem origem no preconceito. Muitas vezes a discriminação é vista como sendo a mesma coisa que o preconceito. De fato, os dois termos estão relacionados. Entretanto, consideramos preconceito uma atitude mais ligada a aspectos psicológicos e mentais.
São diversos os motivos que levam pessoas a discriminarem outras. Acontece devido à desigualdade e estrutura social em que estamos inseridos, onde grupos sociais são mais valorizados ou possuem maior poder aquisitivo em detrimento de outros. Essa é uma forma de discriminação baseada na condição sócio-econômica do cidadão.
Qual é o desfecho do conto a galinha?
Pode colocar estágio como experiência no currículo?
O que fazer para evitar a oxidação?
O que acredita a religião do candomblé?
Qual a diferença entre síndico profissional é morador?
Porque chove tanto no Nordeste Mas o sertão continua seco?
Precisa de licenciatura para dar aula em faculdade?
Como desejar feliz aniversário para um espírita?
O que significa trocar confidência?
Quais as três classificações dos compressores de ar comprimido?
Por que o açúcar aumenta a pressão?
Quanto ganha um auxiliar de necropsia no IML?
O que diz o Código de Defesa do consumidor sobre cancelamento de contrato?