É formado por tecido ósseo, cartilaginoso, conjuntivo denso, epitelial, adiposo, nervoso e vários tecidos formadores de sangue. Sua irrigação sanguínea é feita através dos canais de Volkman (vasos sanguíneos maiores) e os canais de Havers (vasos sanguíneos menores), sem apresentar vasos linfáticos.
VASCULARIZAÇÃO E INERVAÇÃO DOS OSSOS. As artérias nutrícias penetram sempre obliquamente, em um ponto mais ou menos constante da diáfise do osso, perfuram o osso compacto, atingem a cavidade medular e aí se dividem em dois ramos, um na direção proximal e outro distal que caminham em direção às epífises.
O osso é formado por um tecido esponjoso mais leve (trabecular), que é revestido por uma camada exterior rígida conhecida como osso compacto (cortical). O exterior do osso é coberto pelo periósteo, uma camada de tecido fibroso.
Reserva de sais minerais: os ossos armazenam diversos sais, como cálcio, fósforo, potássio, entre outros. Em relação ao cálcio, quando a quantidade eliminada pelo organismo é maior que a absorvida, o organismo busca o equilíbrio retirando cálcio dos ossos.
Reserva de sais minerais: os ossos armazenam diversos sais, como cálcio, fósforo, potássio, entre outros. Em relação ao cálcio, quando a quantidade eliminada pelo organismo é maior que a absorvida, o organismo busca o equilíbrio retirando cálcio dos ossos.
Sabe-se, há muitos anos, que os ossos são inervados por neurônios sensoriais, apesar de a anatomia exata dessa inervação ainda permanecer obscura, devido às propriedades físicas contrastantes do osso e do tecido nervoso.
Nos ossos longos, as extremidades ou epífises são formadas por osso esponjoso com uma delgada camada superficial compacta. A diáfise (parte cilíndrica) é quase totalmente compacta, com pequena quantidade de osso esponjoso na sua parte profunda, delimitando o canal medular.
A relação entre alimentação e osso começa desde cedo, no embrião, quando as células pluripotentes dão origem a três sistemas: sistema ósseo, sistema sanguíneo e sistema imunológico.
O ossoé um tecido vivo, complexo e dinâmico, cuja principal característica é a mineralização (calcificação) de sua matriz óssea. Principal tecido do corpo, compõe a maior parte do esqueleto e participa de um processo contínuo de remodelamento dinâmico, com a produção de ossos novos e a degradação de ossos velhos.
Além desses elementos, a matriz é rica em fibras colágenas, que fornecem certa flexibilidade ao osso. Os ossos são órgãos ricos em vasos sanguíneos.
Quando se usa embargos à execução?
Como é formado o cheiro da chuva?
O que fazer se o bebê não suga?
Quais as principais funções dos solos?
Como apagar área de transferência Android?
Qual ponto fraco de Capricórnio?
Quem foi o cangaceiro Quinta-feira?
Como e depois de Cristo em inglês?
Como diluir FORTH Rosa do Deserto?
Porque o padre não pode casar E o pastor pode?
O que é preciso para se tornar um luthier?
Como funciona pagamento por link?
O que que rima com moedor de café?
O que é princípio da imparcialidade do conciliador?
Quem passou a ser considerado Eixo do Mal por George W Bush por quê?