Subjetividade é entendida como o espaço íntimo do indivíduo, ou seja, como ele "instala" a sua opinião ao que é dito (mundo interno) com o qual ele se relaciona com o mundo social (mundo externo), resultando tanto em marcas singulares na formação do indivíduo quanto na construção de crenças e valores compartilhados na ...
A idéia de produção da subjetividade pode ser enriquecida pela noção de subjetivação (Foucault, 1988, 1990; Deleuze, 1992). Essa noção vem sempre precedida das palavras “formas”, “modos”, “proces- sos”, que apontam que a subjetivação nunca está aca- bada, mas se constitui como um processo contínuo (Prata, 2001).
A subjetividade é compreendida como uma dimensão do sujeito, assim como a objetividade que, relacionadas dialeticamente no contexto social, produzem o sujeito.
Subjetivo é o oposto de objetivo. Um conhecimento subjetivo é aquele que depende do ponto de vista pessoal, individual, que não é fundado no objeto, mas condicionado somente por sentimentos e afirmações arbitrárias do sujeito.
De fato, se a subjetividade é, como definimos acima, uma expressão de nossa relação com as coisas, através da história, então, o modo mais imediato pelo qual essa relação se expressa é o corpo, entendido não apenas como corpo orgânico, mas também como o corpo construído pelas relações com as coisas que encontra durante ...
Enquanto o subjetivismo é um estado (uma “foto” atual), a subjetivação é o processo que conduz ao subjetivismo. O princípio que fundamental esta perspectiva de formação de sujeito é a ideia de sermos diferentes, de termos cada um sua subjetividade.
Significado de Subjetividade: é reconhecer que qualquer pessoa tenha uma porção individual que a diferencia de outras pessoas. Veja que aqui o foco é reconhecer uma essência do sujeito como sendo passível de diferenciação em relação a outros sujeitos. Significado de Subjetivação: é o processo de formação da subjetividade.
Significado de Subjetivismo: é uma tendência a ser subjetivo, é uma propensão a avaliar pessoas e coisas sob um perspectiva individual. Isto é, a verdade é construída pela ótica do indivíduo que vê, não do objeto que é visto. O foco aqui é reconhecer um hábito ou costume que uma pessoa pode ter mais do que outra.
A inscrição do Nome-do-Pai (simbólico) permite a fundação do sujeito, assim como da sua neurose e perversão, na sua ausência de inscrição se constitui a psicose, mesmo que impulsionada pela subjetividade. A questão “como se constitui o sujeito?” se colocou desde cedo no curso de Psicologia e orientou a acadêmica a cursar o caminho desta pesquisa.
Consciência, para-si e subjetividade são conceitos que se referem a uma mesma coisa: a dimensão do sujeito que é capaz de negar a objetividade (em-si) como uma dimensão absoluta. Neste sentido, consciência é sinônimo de para-si, que é sinônimo de subjetividade.
Quem foi o primeiro psicólogo?
Quantas horas o pediatra trabalha por dia?
Como fica o olho quando usa cocaína?
Qual foi o melhor meme de 2021?
O que acontece se eu comer duas vezes por dia?
Quais os tamanhos de caixa de gordura Tigre?
Como se escreve 1 bilhão de reais?
Por que a intubação pode causar?
Quando a barriga fica inchada?
Quanto tempo devemos lavar os dentes?
Onde viajar com pouco dinheiro?
Qual o limite de som permitido por lei?
O que plantar no mes de agosto?
O arco íris tem quantas cores?
Quanto mede um campo de futebol oficial?