Respiração e Alimentação Eles promovem uma corrente de água que entra pelos poros, passa pelo átrio e sai pelo ósculo. Ao entrar, a água fornece oxigênio e ao sair, carrega dióxido de carbono e resíduos. ... A alimentação se dá através de partículas alimentares suspensas na água, como protozoários e algas unicelulares.
A excreção dos poríferos se dá por meio de difusão, assim como sua respiração.
A coanoderme é a camada interna formada por células chamadas de coanócitos (ou células de colarinho). Os coanócitos são células flageladas e com uma membrana em forma de colarinho em sua região apical. O batimento desses flagelos cria uma corrente que faz a água circular no interior da esponja e sair pelo ósculo.
São exclusivamente aquáticos, predominantemente marinhos, mas existem algumas espécies que vivem em água doce. Os poríferos vivem fixos a rochas ou a estruturas submersas, como conchas, onde podem formar colônias de coloração variadas.
Nos animais pouco complexos que vivem no ambiente aquático, de modo geral a eliminação do lixo celular resultante do metabolismo dá-se por simples difusão na superfície corporal. Assim, nos protozoários, esponjas e cnidários, os sais, a amônia e o CO2 são excretados pela parede do corpo.
Nutrição das esponjas A água que percorre a esponja é muito importante, pois ela traz alimento e oxigênio, além de eliminar os elementos do catabolismo. Os alimentos constituem-se de plâncton e de partículas orgânicas. Os coanócitos são responsáveis pela captura dos alimentos.
Em outra visão, analisamos que a maior parte das esponjas são hermafroditas. A reprodução sexuada, se forma por meio de gametas, formados em células chamadas gonócitos e saem da esponja pelo ósculo, penetrando em outra esponja por meio da corrente de água que passa pelos poros.
Quando entram ali, as partículas podem permanecer retidas nos coanócitos, que são células flageladas que promovem a movimentação e circulação de água no átrio da esponja. Esses fagocitam e digerem parcialmente as partículas que são enviadas para os amebócitos, que compõe a mesogleia – material gelatinoso que preenche o corpo das esponjas -.
Fragmentação: por meio de fragmentação, a reprodução acontece com os pequenos fragmentos que se soltam dando origem a novos indivíduos. Isso acontece devido à capacidade de regeneração que as esponjas possuem.
Qual o reino de alimentos com bolor?
Quem é o guardião da Pedra da Alma?
Quanto custa o km rodado reembolso?
Quantos anos durou a Guerra entre Brasil e Paraguai?
Quando não ir a Porto de Galinhas?
O que é um processador Snapdragon?
Como vimos transitar com excesso de lotação e?
Qual é o iate mais bonito do mundo?
Quais os fatores primos de 30?
Quando eu sei que a beterraba está cozida?
Como calcular newtons por metro?
O que os italianos gostam de comer?
Como fazer uma ligação a cobrar para celular?
Porque Nagini se une a Voldemort?
Quanto tempo leva para formatar um celular?