Ninguém = pronome indefinido.
Existem vários tipos de pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos. Além dessa classificação principal, os pronomes também podem ser classificados em adjetivos e substantivos.
Pronomes Indefinidos: Eles acompanham ou substituem o substantivo de maneira vaga, indefinida, são eles: Algum, alguma, nenhum, nenhuma, todas, todos, alguém, ninguém, muito, poucos, qualquer, tudo, nada: O filme começaria à tarde, mas ninguém comprou os ingressos.
Em (1), o pronome indefinido alguém é usado como pronome substantivo, ou seja, possui a característica de um substantivo. ... a) Os pronomes alguém, ninguém, outrem, algo, nada e tudo são sempre usados como pronomes substantivos: Não pare agora...
pronome Pessoa ou coisa masculina de quem se fala ou se escreve. [Gramática] Pode funcionar como sujeito (ele vai viajar), como complemento preposicionado (saí da festa com ele) ou como predicativo (o autor do livro é ele). [Gramática] Terceira Pessoa do Singular.
Classificação sintáctica do pronome «lhe» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. No Brasil, a gramática diz que o pronome "lhe" será sempre classificado como objeto indireto.
1ª pessoa: este, esta, isto; 2ª pessoa: esse, essa, isso; 3ª pessoa: aquele, aquela, aquilo. De acordo com a gramática, os demonstrativos este(s), esta(s) e isto são usados para as pessoas ou coisas que se encontram perto da pessoa que fala.
Os pronomes pessoais referem-se às pessoas do discurso, ou seja, aos agentes envolvidos no enunciado, podendo ser a 1ª, a 2ª ou a 3ª pessoa, do singular ou do plural. ... 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural).
Além dessa classificação principal, os pronomes também podem ser classificados em adjetivos e substantivos. ♦ Pronomes pessoais: subdividem-se em pronomes pessoais do caso reto, pronomes pessoais oblíquos e pronomes pessoais de tratamento;
Destas, seis são variáveis, ou seja, sofrem flexão quanto ao gênero, número e grau. É o caso do pronome, o foco deste texto. O pronome é a palavra que substitui ou acompanha um substantivo (nome), definindo-lhe os limites de significação.
Uso do a gente: Esse pronome equivale a nós, não possui abreviação, e sua forma correta é o a e o gente separados, pois sua aplicação junta significa quem executa, é encarregada, ou age para algum fim: A gente precisa partir → exerce função de pronome de tratamento; diferente de O agente de polícia, que é um substantivo com sentido diverso.
Palavras que podem atuar como pronomes demonstrativos: o, a, os, as, mesmo, mesma, mesmos, mesmas, próprio, própria, próprios, próprias, tal, tais, semelhante, semelhantes; ♦ Pronomes interrogativos: são utilizados para interrogar, isto é, para formular perguntas de modo direto ou indireto.
Qual é a única característica da Caatinga?
Quais os fundamentos pedagógicos da BNCC?
O que é uma taxa de juros nominal?
Como foi a participação do Brasil na história das cops?
Pode beijar com dor de garganta?
Quanto custa o quilo da picanha de wagyu?
Quando iniciar terapia nutricional?
São exemplos de misturas homogêneas e heterogêneas respectivamente?
Quantos números de dois algarismos diferentes podemos escrever com os algarismos 1 2 3 é 4?
Quando começa a DCTFWeb para o segundo grupo?
Qual é a quantidade de tempo ideal para fazer yoga por dia?
Quais são os tipos de ginástica de conscientização corporal?
É obrigatório averbar cursos na CNH?
Porque o leite é considerado Inflamatorio?
Como a guerra entre Rússia e Ucrânia afeta o Brasil?
Quem é o dono da Carlos Bakery?
Qual é a importância do movimento na Educação Infantil?