Argentina, oficialmente República Argentina (pronunciado em espanhol: [reˈpuβlika aɾxenˈtina]), é o segundo maior país da América do Sul em território e o terceiro em população, constituída como uma federação de 23 províncias e uma cidade autônoma, Buenos Aires, capital do país.
9 de julho de 1816
Argentina/Fundação
O processo de independência da Argentina, que seria concluído no ano de 1816, foi iniciado em 1810, com a Revolução de Maio. O evento envolveu uma série de movimentos que ocorreu de 18 a . ... Em 1816, com a derrubada do vice-rei espanhol, a Argentina teve sua independência reconhecida pela Espanha.
Atualmente, a composição étnica da população argentina é a seguinte: europeus meridionais 85%, eurameríndios 7%, ameríndios 0,4%, outros 7,6%. Outra consequência da colonização é o idioma, o espanhol, entretanto, ele foi renomeado para castelhano pelos argentinos.
A região que hoje corresponde à Argentina era habitada por querandis, quíchuas, charruas e guaranis até a chegada dos conquistadores espanhóis em 1516, liderados por Juan Díaz de Solís. Sua independência só foi conquistada em 1816, após a revolução que derrubou o vice-rei espanhol em 1810.
Em 9 de julho de 1816 a Argentina se tornou independente. ... Devido à exigência de autonomia provincial feita pelos federalistas do interior, e da oposição a essa autonomia dos unitaristas de Buenos Aires, após a Independência iniciou-se a guerra civil.
Capítulos: Povos indígenas da Argentina, Mbiás, Bascos, Guaranis, Mapuches, Afro-argentinos, Nhandevas, Charruas, Wichi, Abipones, Caiouás, Aimarás, Quilmes, Asquenazes, Huarpes, Quíchuas, Chanás, Yaros, Povo Aush, Guaicurus, Paiaguás, Tehuelches, Avá guaraní, Aborígene fueguiano.
A capital da Argentina, Buenos Aires, foi fundada em 1534. A bandeira do país é composta por três linhas na horizontal, nas cores azul e branco. No centro da bandeira está “ sol de maio”, formado por uma face humana. O termo “sol de maio” simboliza a revolução argentina, na qual o estado almejada a independência dos espanhóis.
- Entre 19 é o período da História da Argentina conhecido como “Os Governos Radicais”. Período marcado pela recuperação da ética e valorização do federalismo. - Entre 19 é o período do Peronismo.
Registros arqueológicos provam à presença dos primeiros habitantes na região da Argentina há aproximadamente 13 mil anos. Segundo estudos, esses habitantes eram nômades.
- A Primeira Constituição da Argentina foi promulgada em 1853. - Entre 18, a Argentina uniu-se ao Brasil e Uruguai para lutar contra as forças do paraguaio Solano Lopez, na Grande Guerra do Paraguai. A tríplice Aliança saiu vencedora e o Paraguai derrotado e arrasado.
Qual a maneira correta de fazer nebulização?
É possível ganhar dinheiro com amigurumi?
O que é lubrificação hidrostática?
Como funciona a pontuação do Enem 2020?
O que a nova lei trabalhista fala sobre férias?
Qual é a melhor escola do mundo?
Como importar produtos AliExpress?
O que faz a Medicina Tradicional Chinesa?
Qual é o efeito da ocitocina em homens?
O que se vende numa loja de departamento?
Como calcular altura de árvore?
Como determinar a espessura de um fio de cabelo?
Como usar dados de uma planilha em outra aba?
Como saber a impedância de um alto falante?
Como medir 200g de amido de milho?
Como medir ripple com osciloscópio?