Gametas – Células reprodutivas Os gametas são as células reprodutivas de um organismo. Eles também são chamados de células sexuais. Os gametas femininos são chamados óvulos, e os gametas masculinos são chamados espermatozoides.
O espermatozóide é a célula reprodutora masculina produzida pelos testículos e que apresenta bastante mobilidade, sendo capaz de nadar livremente. Enquanto que, o óvulo, é a célula reprodutora feminina produzida pelos ovários.
O objetivo dos espermatozoides é encontrar uma célula reprodutora feminina, que numas espécies será o ovócito II (como no caso dos seres humanos e maioria dos mamíferos) e noutras será o óvulo.
Um humano tem apenas 1 ou 2 gametas:
Células diploides e haploides são células encontradas no corpo humano em condições normais. ... As células diploides possuem dois cromossomos (2n), já as células haploides apresentam um cromossomo (1n). O gameta masculino (espermatozoide) é um exemplo de célula haploide.
Nos animais, o gameta masculino é chamado de espermatozoide, o qual é uma célula reprodutora dotada de flagelo e, portanto, móvel. Já o gameta feminino é chamado de ovócito e é imóvel. O espermatozoide humano é menor que o ovócito e apresenta cabeça e cauda.
Nos seres humanos, os gametas femininos são os óvulos e os masculinos, os espermatozoides.
Testículo: O homem apresenta dois testículos, que são as gônadas masculinas, ou seja, o local onde os espermatozoides são formados. Essas células reprodutoras são produzidas, mais precisamente, em túbulos enrolados chamados de túbulos seminíferos. Cada testículo possui entre 2 túbulos seminíferos.
Células são as unidades estruturais e funcionais dos seres vivos. Com exceção dos vírus, todos os seres vivos apresentam células. ... Células apresentam membrana plasmática, citoplasma e material genético, o qual pode estar ou não no núcleo.
Óvulo, em biologia, é a célula sexual feminina (gâmeta feminino) que, depois de fertilizada por um gâmeta masculino, dá origem ao zigoto, durante o processo da reprodução sexuada.