A Sociedade Limitada é uma empresa criada de acordo com o investimento de cada sócio na formação do capital social. Normalmente é constituída por dois ou mais sócios – e até mesmo por outra empresa – sendo que cada um deles é responsável pelo percentual de capital social investido.
Considere a existência dos seguintes tipos de sociedade empresarial:
Aberto – o valor pode ser negociado na bolsa de valores. Fechado – o valor não é negociável na bolsa de valores. Neste modelo de sociedade os nomes não são associados à composição da empresa e, sim, às ações ou cotas. Cada sócio tem sua responsabilidade de acordo com seu percentual.
A Sociedade em Conta de Participação é constituída por duas ou mais pessoas que se tornam sócios participativos ou ostensivos. No entanto, ela não possui personalidade jurídica autônoma, ao contrário dos outros tipos de sociedade.
A sociedade simples é uma associação entre dois ou mais profissionais que exercem a mesma atividade, na qual eles se juntam e formam uma sociedade de modo a prestar serviços de natureza intelectual (científica, literária, artística) ou cooperativa.
A organização da sociedade é influenciada pelos comportamentos e pelo relacionamento entre pessoas individualmente ou em grupo. É por isso que a sociedade é organizada de acordo com as culturas, ou seja, cada povo organiza-se de uma forma diferente.
A sociedade limitada é constituída por um contrato de natureza plurilateral que exige a participação mínima de 2 (dois) sócios, pessoas físicas ou jurídicas.
Capital aberto: é quando a empresa abre seu capital na bolsa de valores e comercializa livremente suas ações entre investidores. Para constituir uma Sociedade Anônima, é preciso ter ao menos dois sócios ou acionistas e registrar um estatuto social com todos os direitos e obrigações dos participantes.
Conceito de Sociedade. Sociedade é um conceito polissêmico (possui muitos significados) utilizado tradicionalmente para determinar um grupo de indivíduos que compartilham algumas características. O termo tem sua origem no latim socius (que significa "parceiro", "companheiro") e societas (que significa "associação entre comuns").
Sociedade Simples. A Sociedade Simples é o modelo mais básico de constituição societária. Ela pode ser formada por dois ou mais parceiros que atuam no mesmo ramo, exercendo, assim, a sua atividade-fim, que só poderá ser na forma de prestação de serviços.
Os demais membros da sociedade poderão ser os sócios participativos. Esses não terão responsabilidades jurídicas e administrativas sobre a empresa. Quais são os outros tipos de sociedade empresarial? Os tipos de sociedade que mencionamos acima são os mais conhecidos e utilizados no Brasil, entretanto, existem outros mais incomuns como por exemplo:
Quanto tempo demora para sair o resultado de um recurso do INSS?
Quando o cliente estiver insatisfeito com o produto pode Devolvê-lo?
Quais os remédios que causam infertilidade?
Quanto custa uma blindagem nível 5?
Como sacar saldo disponível para saques Cash?
O que um cobrador não pode fazer?
O que foi o Trovadorismo e Humanismo?
Quantas circunstâncias judiciais?
Como preparar argamassa branca?
Qual conta digital é mais segura?
Quem são os militares das Forças Armadas?
Qual a diferença entre dados e dados sensíveis?
O que são as ladainhas no Marabaixo?