O refrão se caracteriza como um verso ou agrupamento de versos que se repete ao final de cada estrofe. Denominado também de estribilho, ele se encontra presente nas canções e nas criações literárias, como, por exemplo, os poemas.
d) Como se chamam os versos ou grupos de versos que se repetem em uma letra de canção? Que efeito eles imprimem no texto? Refrão. O refrão cria uma recorrência de sons que propiciam uma sonoridade contínua e reconhecível no texto, o que colabora para a realização do canto pela memória.
Um verso é uma única frase em uma composição poética. Um conjunto de versos com sentido completo chama-se “estrofe”. Os versos dão ritmo, melodia e métrica a uma poesia. Eles podem ser classificados quanto ao número de sílabas métricas, ou sílabas poéticas, que são diferentes das sílabas gramaticais.
O refrao serve para reafirmar a quem ele le, o sentido da estrofe .
Quando o poema versa sobre a historia ou vários acontecimentos, o refrão serve para reafirmar a quem le , o sentido da estrofe.
Refrão, estribilho, coro ou ritornello é a parte principal de uma música, que se repete várias vezes, principalmente em músicas populares, rocks pesados e afins. Na maioria das músicas o refrão reflete o que o título da canção quer dizer.
O grupo de versos que se repetem em uma canção é o refrão.
Versos, estrofes e rimas são elementos comumente encontrados em textos líricos. Os versos receberão nomes específicos dependendo da quantidade de sílabas poéticas que possuírem. Veja o exemplo a seguir, em que o poeta brincou com o número de sílabas, fazendo um crescente verso a verso: Deus o fez. E ser céu… Ser tudo, enfim! Mas nada pôde!
Existem alguns tipos de versos mais famosos: Redondilha menor (5 sílabas poéticas) As redondilhas, também chamadas de “medida velha”, eram muito utilizadas nas cantigas do trovadorismo, sendo também utilizadas em versos até hoje. Veja um exemplo de trova de Camões com cinco sílabas poéticas:
Observe-se que os versos se dividem por uma pausa, rimando uma consoante ou grupo de consoantes no início (ou próximo dele) de cada uma destas duas divisões. Neste caso vemos uma rima que não é feita por vogais e não está no fim do verso, não é externa.
Quando os versos de um poema agrupam-se em dois ou mais, de forma rítmica, temos a formação de uma estrofe. Em (1), por exemplo, há o agrupamento de dois versos por estrofe. Já em (2), podemos perceber que as duas primeiras estrofes são compostas por quatro versos, e as duas últimas são compostas por três versos.
Como solicitar a quitação de empréstimo consignado?
O que fazer quando o seguro-desemprego é negado?
Quanto custa emplacamento Mercosul?
O que é a Lei Complementar 840?
Como funciona o financiamento imobiliário do Banco do Brasil?
Como faço para solicitar o cartão do DB?
Como faço para solicitar o policiamento preventivo em meu bairro?
Como solicitar reembolso a Unimed Rio?
Por que as aves têm ossos porosos?
Como são chamadas as marcas deixadas pelos seres humanos?
O que são os termos da multiplicação?
Quais os requisitos necessários para aplicação da responsabilidade tributária do 135 do CTN?
Como são chamados os centros de ossificação endocondral?
Como são chamados os neurônios que recebem estímulos do meio ambiente?