O pajé ou pagé é uma pessoa de destaque em certas tribos indígenas da América do Sul.
Os rituais indígenas são uma celebração das diferenças. Em primeiro lugar, das diferenças entre os seres que habitam o cosmos. ... Os rituais indígenas são, além disso, uma celebração das diferenças entre os próprios seres humanos, diferenças sem as quais não haveria nem troca nem cooperação.
O Kuarup ocorre sempre um ano após a morte dos parentes indígenas. Os troncos de madeira representam cada homenageado. Eles são colocados no centro do pátio da aldeia, ornamentados, como ponto principal de todo o ritual. Em torno deles, a família faz uma homenagem aos mortos.
Ritual do Kuarup no Parque do Xingu reúne povos indígenas em homenagem a seus ancestrais. Ao celebrar a passagem do espírito dos que partiram para a aldeia dos mortos, o ritual do Kuarup marca o fim de um período de um ano de luto e celebra a memória daqueles que morreram.
O xamanismo representa, assim, uma base comum aos povos autóctones da Ásia e das Américas, já que este continente foi ocupado por sucessivas migrações provenientes do primeiro. Mais antigo, o xamanismo foi sobreposto por grandes religiões tais como o budismo, o confucionismo, o taoísmo, o cristianismo e o islamismo.
A pajelança é uma manifestação religiosa voltada para o tratamento de doenças físicas e espirituais, que engloba elementos do catolicismo popular, tambor de mina e das culturas indígenas.
Um ritual acontece em concomitância de sujeitos, tempo e espaço. Necessita, também, de objetivos, procedimentos, técnicas, instrumentos, objetos.
Dois rituais, duas festas grandes, são muito importantes para o povo Kanamari: o Pidah-pah, Ritual da Onça, que marca a etapa final do período de luto e o Kohana-pah , ritual em que os Kanamari recebem a visita dos mortos.
Os ritos de passagem são as cerimônias que marcam a mudança de um indivíduo ou de um grupo de uma situação social para outra. Como exemplo, podemos citar aqueles relacionados à mudança das estações, aos ritos de iniciação, aos ritos matrimoniais, aos funerais e outros, como a gestação e o nascimento.
É um grupo de adolescentes que se prepara para um importante ritual. Antes do sol raiar, os pais dos meninos Xavantes preparam seus filhos para um confronto chamado Oi'o, que significa 'luta de raízes'. No meio da tribo, com toda a comunidade ao redor, os meninos se confrontam, para provar sua coragem e bravura.
2 Rituais indígenas mais comuns. Uma grande parte dos rituais realizados pelos diversos grupos indígenas do Brasil pode ser classificada como ritos de passagem. Os ritos de passagem são as cerimônias que marcam a mudança de um indivíduo ou de um grupo de uma situação social para outra.
Usam tênis, bonés, calças jeans. Mas não deixam de ser indígenas por causa disso. É o caso dos índios da aldeia Krukutu, localizada na zona sul da cidade de São Paulo. Apesar de inseridos na cultura urbana, os moradores da aldeia Krukutu mantêm suas tradições.
Um aspecto fundamental das culturas dos povos indígenas é a oralidade. Tradicionalmente, o conhecimento, os costumes e os valores são transmitidos dos mais velhos para os mais novos através da fala. A escrita não era conhecida pelos povos indígenas quando os europeus chegaram aqui em 1500.
Ainda assim, a oralidade se mantém como elemento essencial da cultura indígena. Numa cartilha da Comissão Pró-Índio dedicada ao ensino de história, educadores indígenas do Acre escreveram assim: "Quando morre um velho sabido é como se fosse queimada uma grande biblioteca da história do nosso povo."
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