Tíbia. Localiza-se logo abaixo do fêmur, na porção medial; a extremidade superior (cabeça) articula-se diretamente ao fêmur e à patela, mantendo contato através dos meniscos, enquanto a extremidade inferior articula-se ao tarso através do maléolo medial.
A canela é o osso mais longo e espesso da perna, localizado entre os pés e os joelhos. Anatomicamente, é chamada de “tíbia”, e, exceto pelo fêmur, é reconhecida como o maior osso do corpo que suporta peso.
A tíbia é o principal osso que suporta peso na parte inferior da perna. É o segundo maior osso do corpo e serve de local para fixação distal do ligamento da patela, que se insere na tuberosidade da tíbia. A porção proximal do osso, o platô tibial, forma a superfície inferior da articulação do joelho.
→ Perna: é formada pela tíbia e pela fíbula, sendo o primeiro o maior osso dos dois. A fíbula é o osso mais delgado do organismo e dispõe-se de forma paralela à tíbia. → Pé: Os ossos dos pés são formados pelos ossos do tarso, metatársicos e falanges.
O tornozelo é uma articulação que fica entre os pés e as pernas. Ele é formado por 3 ossos, a tíbia e a fíbula que são ossos da perna, e o tálus, osso da região superior do pé, além de ligamentos, tendões e músculos.
19 curiosidades que você vai gostar
A tíbia e a fíbula são ossos localizados na perna logo abaixo do joelho. A quebra desses ossos pode ser causada por uma pancada, acidente de carro ou moto, queda ou esmagamento, podendo ser exposta ou não. Em alguns casos é necessário fazer a fixação do osso com um aparelho externo, chamado de fixador externo.
O tornozelo inclui duas articulações: porção articular superior: articulação tíbio-társica. porção articular inferior: articulação talotarsal.
...
A porção articular superior é composta por três ossos:fíbula (perónio) (osso da panturrilha)tíbia (osso da canela)tálus (astrágalo) (osso do tornozelo)
O tornozelo é a articulação que faz a ligação das pernas e dos pés. Ele é uma estrutura estável composta por três ossos com ligamentos e tendões que mantêm a sua estabilidade. Sua função é receber e distribuir para os pés toda a carga de peso que vem do corpo.
Geralmente sua origem tem relação com uma combinação causal, como sedentarismo, alterações hormonais e escolhas inadequadas de calçados. A dor no tornozelo pode surgir como uma consequência do processo natural de envelhecimento. Afinal, a articulação também envelhece, passando por mudanças morfológicas e funcionais.
A extremidade inferior pode ser dividida em várias partes ou regiões, conforme listado em baixo:Quadril.Coxa.Joelho.Perna.Tornozelo.Pé
Quais são os principais músculos da perna?tibial anterior: dorsiflexão e inversão do pé;extensor longo dos dedos: extensão dos quatro dedos laterias e dorsiflexão do pé;extensor longo do hálux: extensão do hálux e dorsiflexão do pé; e.fibular terceiro: eversão do pé.
A musculatura da perna é dividida em três compartimentos:Anterior: tibial anterior, extensor longo dos dedos, extensor longo do hálux e fibular terceiro.Lateral: fibular longo e fibular curto.E posterior – que é dividido em compartimentos:Superficial: gastrocnêmio, sóleo e plantar.
A articulação do joelho é composta por três ossos: O osso da coxa (fêmur), o osso da canela (tíbia) e a patela (rótula).
As palavras coxa e cocha existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. Coxa indica uma parte da perna, entre o quadril e o joelho.
O fêmur é o osso da coxa, o maior do nosso corpo. Sua extremidade superior é o local onde o membro inferior se articula com a bacia, possibilitando a movimentação do quadril. Esta região, conhecida como fêmur proximal, é sede frequente de fraturas.
Como é o tratamentoAplicação de gelo 10 a 15 minutos sobre o local afetado, repetindo 2 a 3 vezes por dia;Uso de remédios anti-inflamatórios, como Ibuprofeno ou Naproxeno, de 8 em 8 horas para aliviar as dores provocadas pela tendinite;
Existem quatro grupos de articulações do pé: intertarsal, tarsometatársica, metatarsofalangeana e interfalangeana. As articulações intertarsais estão entre os ossos do tarso.
Em caso de torção, as atividades físicas devem ser suspensas e é preciso evitar apoiar o pé no chão. Você pode aplicar gelo por cerca de 30 minutos a cada hora, aumentando o intervalo entre as compressas para três horas nos dias subsequentes. Lembre-se de enrolar o gelo em um pano úmido, para não queimar a sua pele.
Ruptura ligamentar total com inchaço, hematoma e dor pronunciados. Perda da função do tornozelo, bem como movimentos anormais e instabilidade do tornozelo pronunciados, hemorragia e incapacidade de suportar carga.
Na maior parte dos casos, a fratura do fêmur causa uma dor extremamente intensa que permite identificar que aconteceu uma fratura.
...
Possíveis sintomas de fraturaDificuldade para movimentar a perna;Dor mais intensa ao colocar o peso sobre a perna;Inchaço da perna ou presença de hematomas.
As tíbias, mais conhecidas como ossos da canela, na anatomia humana, são ossos longos localizados entre os pés e os joelhos. Sua cabeça articula com o fêmur através de ligamentos em menisco, lateralmente com a fíbula e na extremidade inferior com os tarsos (ossos do pé).
A tíbia está localizada na região medial da perna. É o maior osso dessa região e promove a sustentação do peso humano. A fíbula é consideravelmente menor que a tíbia e encontra-se paralela a ela, localizando-se lateralmente.
O quadríceps ou quadricípite é um músculo femoral, localizado na face anterior da coxa, envolvendo quase que por completo o fêmur. Constituem o quadríceps: reto-femoral, vasto lateral, vasto medial e vasto intermédio.
O músculo iliopsoas é, na verdade, uma importante junção de dois tipos de músculos. Primeiro, o “músculo psoas maior”, localizado na região da lombar, o qual se funde ao “músculo ilíaco” ao se estender à região da coxa.
O músculo sóleo, ou também solear ou solhar, é um músculo da perna. Encontra-se na panturrilha e, juntamente com as duas cabeças do gastrocnêmio (medial e lateral), formam um único músculo triciptal, habitualmente chamado de tríceps sural, ou tríceps da perna, que sustenta o corpo e movimenta o pé.
Quais são as características da arte abstrata?
Quais as melhores escolas de Gastronomia do Brasil?
Pode dar Dramin para o cachorro dormir?
Qual o valor da mão de obra para fazer laje?
Qual o diluente para resina epóxi?
Qual a diferença entre nobreza e aristocracia?
Quais são as atividades aeróbicas e anaeróbicas?
Quais são os fatores que reduzem a taxa de mortalidade?
Como desidratar fatias de limão?
Quando fazer a parte de baixo do motor?
Quem faz avaliação institucional?
Como podem os impactos ambientais serem classificados qualitativamente?
Onde está o Brasil no ranking da educação?