Mona muatu uá inquice - Filha de santo (mulher). Mona diala uá inquice - Filho de santo(homem). Tata numbi - Não rodante que trata de babá Egum (Ojé).
Yaô (filho ou filha de santo): Pessoa que se inicia na religião. É o verdadeiro filho ou filha de santo. É quem poderá cuidar do terreiro um dia ou fundar o seu próprio.
Ialorixá, mãe de santo (em iorubá: iyálorìṣa) ou ialorixá é a sacerdotisa de um terreiro, seja ele de Candomblé, Umbanda ou Quimbanda. Recebem ainda o nome de mãe de terreiro.
Mulher que serve como médium na religião africana chamada candomblé. A filha-de-santo serve como instrumento para o Orixá.
Iemanjá é a padroeira dos pescadores.
Para as religiões de matriz africana, como o Candomblé e a Umbanda, é ela quem decide o destino de todos aqueles que entram no mar. Também é considerada como a “Afrodite brasileira”, a deusa do amor a quem recorrem os apaixonados em casos de desafetos amorosos.
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Oh, doce Iemanjá, limpai as nossas auras, livrai-nos de todas as tentações. És a força da natureza, linda deusa do amor e bondade (fazer o pedido). Ajude-nos descarregando as nossas matérias de todas as impurezas e que a vossa falange nos proteja, dando-nos saúde e paz. Que assim seja feita a vossa vontade.
De acordo com as lendas da Umbanda e do Candomblé, Iemanjá é a segunda esposa de Oxalá e a rainha das águas salgadas. Ela é a regente dos lares e protetora da família, atuando em uniões, aniversários, festas de casamentos e todas as comemorações que envolvem a família, seja ela de sangue ou não.
Filho de santo é toda pessoa que, efetivamente, tem um compromisso com o orixá, vodum ou inquice e com a religião do candomblé, ou demais religiões afro, podendo chegar à feitura de santo.
Para assumir tal papel, no entanto, ela necessita fazer um curso no terreiro, visando aprender o ritual, o cerimonial, o preparo de iguarias especiais, os cantos, as danças e a confecção da indumentária do seu Santo. A iniciação da Filha de Santo é bastante lenta, dela se exigindo extrema dedicação.
5 Qualidades de Um Bom Filho de Santo1 – Respeito. Quando se diz respeito, envolve-se muitas coisas. ... 2 – Assiduidade. ... 3 – Interesse Pelo Àse. ... 4 – Lealdade à Casa e ao Zelador. ... 5 – Ajudar a Casa Financeiramente.
mãe-de-santo é o termo mais corrente da língua para a sacerdotisa-chefe dos candomblés e ritos afins; ialorixá é us.
Seu equivalente feminino é a ialorixá ou mãe de santo.
Hierarquia no candomblé Queto. Iá / Babá: significado das palavras iá do iorubá significa mãe, babá significa pai. Ialorixá / Babalorixá: Mãe ou Pai de Santo. É o posto mais elevado na tradição afro-brasileira.
A partir do momento em que bolou no santo, o fiel é considerado um abiã – termo dado aos iniciantes na religião. Para chegar a iaô, o filho de santo precisa, logo de cara, usar um colar de contas muito curto, que fica agarrado ao pescoço e é conhecido como quelê.
A dirigente espiritual é chamada de mãe de santo ou pai de santo. Os religiosos se consideram irmãos por estarem na mesma casa, mas não há hierarquia entre eles. O filho de um filho de santo não é considerado neto de santo, por exemplo. Também não há iniciação para um determinado orixá.
Ogum é um orixá costumeiramente associado à guerra e ao fogo. Sendo geralmente representado sob a figura de um guerreiro, Ogum estabelece um arquétipo de luta e conquista aos que se dedicam à sua adoração.
Para exercer esse tipo de função, o pai de santo precisa ter recebido um chamado e passe por uma série de preparações. Geralmente, esse tipo de manifestação acontece por meio da mediunidade do indivíduo.
Para descobrir qual é o seu Odu de Nascimento por meio da numerologia dos Orixás, você precisará somar todos os números da sua data de nascimento, como no exemplo abaixo. Como o número é maior que 16, será preciso reduzi-lo. Então, soma-se 3+7=10. Assim, o Odu de João é OFUN, que é regido por Oxalá.
Nesse ritual o corpo do filho de santo é pintado com pó branco (efum), azul (uáji) e vermelho (ossum), ele usa na cabeça uma pena vermelha chamada Ecodidé. Essa saída é feita normalmente em 3 dias seguidos. No primeiro dia, o iaô sai com roupas todas brancas e com o corpo pintado apenas com efum, homenageando Oxalá.
Essas cobranças são caracterizadas por infortúnios ou acontecimentos desastrosos que acometem a vida do sujeito, com o objetivo de deixá-lo ciente de que os acontecimentos são fruto de uma cobrança do Divino, o qual se mostra desgostoso pelo rumo que a vida do médium está seguindo, compondo uma forma de pedir o retorno ...
No sistema religioso africano, os orixás representam a força do grupo, da família. Têm caráter social e a função da proteção e sobrevivência do grupo. Para a implantação na família do axé do orixá aparece o fetichismo – concretização a um ser, adoração ou culto a um objeto.
Também chamado de Orixá da Cabeça ou Orí (cabeça em yorubá), Orixá de Frente é aquele que acompanha a pessoa na presente encarnação e lhe dá uma direção na vida, é quem guia o ser humano no caminho de sua missão.
O ponto culminante do culto ao orixá ocorre com os seus iaôs ou eleguns mediante a possessão, onde "Iemanjá manifesta-se em seu adoxu ou Olorixá (termos genéricos para todos os iniciados capazes de experimentar o transe da possessão; médiuns)".
Ela assume a chefia de falanges de “espíritos de luz”, comandando espíritos de caboclos e iaras que, muitas vezes, recebem nomes alusivos a tal aspecto, como exemplo: Caboclo do Mar, Caboclo Estrela do Mar, Janaína, Cabocla Iara etc.
Ela segura nas mãos um abebé de prata, a ferramenta de Iemanjá. E sobre a forma de Iemanjá?
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