A conexão micro USB é a mais comum entre os smartphones e está presentes em aparelhos equipados com Android, BlackBerry e Windows Phone, além de celulares mais simples.
USB: o cabo USB comum é um dos mais usado nos aparelhos com sistema operacional Android, viu? Pra quase todos os celulares e tablets, o padrão é o cabo micro USB, que tem um plug pra ser conectado ao aparelho.
Por exemplo: a maioria dos smartphones baratos usando Android (até uns R$ 1.000) têm conectores no formato Micro USB-B.
...
Letras e númerosUSB 1.0: 12 Mbps;USB 1.1: 12 Mbps;USB 2.0: 480 Mbps;USB 3.0: 5 Gbps;USB 3.1: 10 Gbps;USB 3.2: 20 Gbps.
Os canos USB-C são compatíveis com as versão USB 3.0 e USB 3.1 e, portanto, têm maior capacidade para transferência de dados e informações. Para se ter uma ideia, eles podem chegar a taxas de transferência que variam entre 5 Gbps e 10 Gbps, além de entregar até 100 W de potência.
O que é USB-C? O USB-C é um padrão de conector para transmissão de dados e energia em um único cabo. O modelo foi desenvolvido pelo USB Implement Forum, grupo formado por mais de 400 empresas que aperfeiçoou, certificou e guiou a tecnologia ao longo dos anos.
40 curiosidades que você vai gostar
USB Tipo-C por toda a parte: em laptops, celulares, pen drives... Mais uma novidade é que a porta USB-C é menorzinha. Ela tem mais ou menos o mesmo tamanho de uma micro USB, e isso quer dizer que é possível equipar desde celulares até notebooks ultrafinos com uma entrada USB Type-C.
Modelos como o Galaxy S8, S8 Plus e Note 8 são alguns que já vêm com entrada USB-C de fábrica. No entanto, não são os primeiros. A Samsung lançou o Galaxy Note 7 em 2016 já com o novo formato e, em 2017, fez o mesmo com a linha A 2017 (A5 2017 e A7 2017).
O novo padrão USB-C possibilita que os smartphones sejam carregados com maior potência, isso significa que a bateria vai alcançar o 100% mais rápido. Os gadgets poderão ser carregados com até 3 Amperes e 5 Volts.
O USB-C é uma evolução do USB 3.0, que se diferencia esteticamente do 2.0 pela cor azul, sendo, portanto, um USB 3.1 com um conector Tipo C. Ele é, teoricamente, duas vezes mais rápido que USB 3.0. Também é eletricamente compatível com o USB 3.0, embora, obviamente, não irá ligar fisicamente sem um adaptador.
O cabo tipo C nada mais é do que um cabo que segue o padrão universal USB e que tem um conector tipo C. Diferentes celulares, câmeras, adaptadores Bluetooth e pen drives são feitos com a compatibilidade USB, sendo que a versão USB-C é uma evolução aperfeiçoada do USB 3.0, feita por um grupo de mais de 400 empresas.
Garantir desconto!Qualcomm Quick Charge – modelo entre os tipos de carregadores de celular.USB Power Delivery.Apple Fast Charger.Samsung Adaptive Fast Charge.Motorola Turbo Charge.
ÍndiceCarregamento convencional, USBs e Quick Charge.Lightning.Qualcomm Quick Charge.Samsung Super Fast Charging e Adaptive Charging.Motorola TurboPower.
As portas USB foram criadas para facilitar a instalação e o uso de equipamentos conectados aos computadores. Há conectores USB do tipo A, que funcionam para transmitir dados e energia, e geralmente possuem cabos fixos. O USB tipo B faz parte de um cabo removível, e serve para enviar energia.
A sigla USB corresponde a Universal Serial Bus (ou “Porta Serial Universal”, traduzido para o português), o que significa que o cabo pode ser utilizado em uma quantidade realmente grande de aparelhos.
USB-A. A forma retangular do USB-A foi o primeiro padrão USB. Em um cabo tradicional, o conector Tipo-A é conhecido como conector A-macho, que se conecta à entrada A-fêmea presentes em desktops, laptops, consoles de jogos, teclados, mouses e pen drives.
Para facilitar a identificação das portas USB em um computador, as fabricantes costumam diferenciá-las por cor. As entradas USB no padrão 2.0 são pretas, enquanto que as no formato 3.0 ou 3.1 são azuis. Assim, basta checar nas laterais do computador. Se as portas USB forem azuis, são as mais rápidas.
O cabo USB Type-C oferece suporte a até 130 W* de transmissão de energia no mesmo cabo para dispositivos compatíveis em comparação com os 2,5 W nos predecessores USB 2.0 ou USB 3.0. Isso ajuda a alimentar dispositivos como celulares, tablets, bem como notebooks ou ultrabooks compatíveis.
Os conectores USB Tipo B, oficialmente chamados de conectores Standard-B, têm formato quadrado, com cantos externos chanfrados nas extremidades superiores, dependendo da versão USB. Esses conectores tipo B são suportados em todas as versões USB, incluindo USB 3.0, USB 2.0 e USB 1.1.
Fabricado com material durável, cabeça metálica e com fio revestido em malha, o acessório garante o carregamento rápido do seu aparelho e uma transferência de dados de forma segura e eficaz.
Vantagens do USB
Em um computador, por exemplo, não é necessário reiniciá-lo ou desligá-lo para conectar ou desconectar o dispositivo; - Cabos de até 5 metros: os cabos USB podem ter até 5 metros de tamanho. Esse limite pode ser aumentado com uso de hubs ou de equipamentos capazes de repetir os sinais da comunicação.
A maioria dos telefones suportam 5 V/2,4 A. Portanto, para carregamento rápido você procura algo que aumente a voltagem em 5 V, 9 V ou 12 V, ou eleve a amperagem a 3 A ou mais. Em resumo, mesmo que seu carregador seja de 5 V/3 A, seu celular carregará apenas naquela faixa para a qual ele é projetado.
O Hypercharge, da Xiaomi, foi anunciado pela fabricante chinesa em 2021 como o carregador mais rápido do planeta. O dispositivo traz a promessa de recarregar a bateria de celulares premium em apenas oito minutos. Há também uma variante sem fio que conclui a recarga em 15 minutos.
A tecnologia Fast Charge fornece uma corrente maior para acelerar o processo de recarga das baterias. Nesse caso, o controle é feito apenas pelo chip do carregador. Ele é capaz de identificar o limite de corrente elétrica suportado pelo aparelho conectado e, desta forma, gerencia o fornecimento de energia.
Resumidamente, o USB-C funciona da mesma maneira do micro USB do seu (provável) celular, mas tem mais vantagens. O seu conector é reversível, ou seja, você pode conectá-lo de qualquer um dos lados.
USB-B: É um conector quase quadrado, usado principalmente para impressoras e outros dispositivos que se conectam ao computador. Eles não são muito comuns nos dias de hoje, já que a maioria dos dispositivos mudou para uma conexão menor. Mini-A um tipo de conector menor que era padrão para celulares antes do micro-USB.
O virus da hepatite c sobrevive quanto tempo?
Qual o aço inox mais resistente?
Quais empresas podem excluir o ICMS da base de cálculo do PIS e Cofins?
Qual abelha produz mais mel no Brasil?
Em qual lugar do corpo fica o nervo ciático?
Como imprimir pedidos do WhatsApp para impressora?
Como se tornar uma embaixadora?
Quais são os benefícios de ter a carteirinha do Sesc?
Quanto tempo devo usar meia após cirurgia de varizes?
Como o surdo aprende matemática?
Quais as vantagens do debêntures?
O que seria uma declaração de frequência?