Na psicanálise, a pulsão é a energia psíquica profunda que direcciona a acção até um fim, descarregando-se ao consegui-lo. O conceito refere-se a algo dinâmico que é influenciado pela experiência do sujeito. A pulsão, por sua vez, não tem qualquer objecto pré-determinado. ...
Sigmund Freud descreve a pulsão como um conceito "situado na fronteira entre o mental e o somático, como o representante psíquico dos estímulos que se originam no corpo - dentro do organismo - e alcança a mente, como uma medida da exigência feita à mente no sentido de trabalhar em conseqüência de sua ligação com o ...
Possui duas características essenciais: “a sua origem em fontes de estimulação dentro do organismo e seu aparecimento como força constante” (FREUD, 1996b, p. 129). A pulsão não tem origem no psíquico, é importante esclarecer que sua gênese é somática, isto é, a fonte da pulsão é o corpo.
À pulsão é um processo dinâmico, que impulsiona o organismo em direção a uma meta, o equilíbrio do estado de tensão na fonte pulsional.
A punção é a retirada de qualquer fluído ou massa do corpo humano para análise em laboratório. Quando você realiza um exame de sangue, por exemplo, está realizando um tipo de punção, conhecida como punção venosa – ou seja, está realizando a retirada de fluidos do seu sistema vascular.
A pulsão de morte era entendida por Freud (1920/1996b) como uma tendência que levaria à eliminação da estimulação do organismo. Assim, o trabalho dessa pulsão teria como objetivo a descarga, a falta do novo, a falta de vida, ou seja, a morte.
A elaboração do conceito de pulsão realiza-se por meio de seus quatro elementos: a fonte, quelle; a pressão, drang; a finalidade, ziel e o objeto, objekt.
Freud recordou, inicialmente, o caráter limítrofe (entre o psíquico e o somático) da pulsão, representante psíquico das excitações provenientes do corpo e que chegam ao psiquismo. Em seguida, descreveu as quatro características da pulsão: a “força” ou “pressão”, o “alvo”, o “objeto” e a “fonte”.
Como os seres humanos convivem em sociedade, é imperativo que eles entendam como os outros os influenciam. Nesse contexto, importa saber qual o poder do outro sobre seu desempenho, seu autoconceito e as impressões que estes causam no mundo social. Para isso, é importante que você entenda sobre Psicanálise.
Em primeiro lugar, é necessário destacar que o conceito das pulsões desenvolvido por Sigmund Freud não é fruto de um trabalho de observação do comportamento humano. Em vez disso, é resultado da organização de um modelo explicativo de processos psíquicos, um modelo de contato entre o psíquico e a realidade.
V. W. X. Y. Z. Conceito de pulsão. Na psicanálise, a pulsão é a energia psíquica profunda que direcciona a acção até um fim, descarregando-se ao consegui-lo. O conceito refere-se a algo dinâmico que é influenciado pela experiência do sujeito.
Na psicoanálise se define como Pulsão aquela energia psíquica profunda que direciona ou orienta o comportamento de uma pessoa à um fim. Esta energia se descarregaria uma vez que o objetivo ou fim seja conseguido.
Como é feito o teste de alergia respiratória?
Como baixar Extrato OFX Bradesco?
Qual a prescrição para ações declaratórias?
O que acontece se pedir truco na mão de onze?
O que é uma Neuropsicopedagoga?
Qual o papel da gestão ambiental?
Como se escreve a palavra 350?
Como perguntar sobre andamento do processo seletivo?
O que passar na parede interna com infiltração?
Como é o comportamento de uma pessoa possessiva?
Como conseguir um limite no Nubank?
Para que servem as células epiteliais?