O decaimento de No nuclídeo para dar N nuclídeo depois do tempo t é dado pela seguinte expressão matemática: N = No exp(- g t), onde g é designada por constante de decaimento ou de desintegração.
O número de desintegrações que ocorrem em uma dada amostra radioativa durante um segundo, chamado ATIVIDADE da amostra, é medido em Bequerel (Bq). O decaimento radioativo pode ser representado através do seguinte gráfico, onde o número de núcleos radioativos da amostra está relacionado à sua atividade:
Desintegração radioativa é um fenômeno nuclear em que um átomo, ao eliminar radiações (alfa e beta), transforma-se em um novo núcleo, ou seja, em um novo átomo. Desintegração radioativa, ou decaimento radioativo, é o nome dado ao fenômeno da transformação de um átomo em outro por meio da emissão de radiação a partir de seu núcleo instável.
Conhecer as fórmulas relacionadas à radioatividade pode ser importante porque, por meio de sua utilização, podemos determinar diversas informações relevantes sobre um material radioativo, como: Meia-vida, isto é, o tempo necessário para metade do número de átomos de um material radioativo desintegrar-se;
Tempo necessário para o material radioativo tornar-se inócuo, ou seja, quando eliminar pouquíssima ou nenhuma radiação. Veja a seguir cada uma das fórmulas da radioatividade:
O que é imperícia na lei de trânsito?
Como abrir a webcam do notebook Windows 7?
Como faço para ligar uma geladeira 110V em 220V?
Quais os cuidados com acessos vascular?
Quais são os processos necessários para se tornar um imigrante legal no país?
Como fazer a leitura do QR Code no celular?
Quantas libras são necessárias para entrar em Londres?
Com quantas semanas o bebe se mexe?
Quanto de oxigênio tem na água?
Qual a diferença entre heparina e enoxaparina?
Quantos membros o Now United tem atualmente?
Como tapar vazamento em cano de cobre?
Como instalar o programa PowerPoint?
Qual a idade certa para iniciar a alfabetização?