→ Matriz extracelular O tecido sanguíneo, como os demais tecidos conjuntivos, apresenta uma matriz extracelular abundante, a qual é constituída por água, sais e proteínas.
O principal constituinte deste tipo de tecido é a matriz extracelular rica em colágeno, fibras reticulares, fibras elásticas, glicoproteínas e integrinas.
Matriz extracelular: composição Colágeno: dá à célula resistência à tração e facilita o processo de adesão e migração das células; Elastina: outra fibra que concede aos tecidos a capacidade de recuo e alongamento sem que sejam rompidos; Laminina: essa proteína é particularmente importante.
Ele pode ser dividido em frouxo e denso. O frouxo apresenta fibras que não estão firmemente arranjadas, e o denso possui grande quantidade de fibras intimamente entrelaçadas. O tecido conjuntivo denso pode ser ainda classificado em modelado e não modelado.
A Matriz Extracelular é composta por colágeno e elastina sendo inseridas num gel hidrofílico de polissacarídeos podendo estar associados a proteínas ou não. Esses componentes são produzidos dentro das células presentes e depois são secretados por meio da exocitose.
Células residentes do tipo de tecido conjuntivo denominado propriamente dito: fibroblastos, macrófagos, mastócitos e células mesenquimais. Nos outros tipos e subtipos de tecido conjuntivo há outras células residentes, como por exemplo, os condrócitos na cartilagem, osteoblastos e osteócitos no osso e assim por diante.
Os dois principais tipos de tecido conjuntivo propriamente dito são o frouxo (ou areolar) e o denso. O tecido conjuntivo frouxo possui a maior variedade de células e fibras. É um tecido altamente celularizado, com fibras mais delicadas e alta flexibilidade.
O tecido conjuntivo é formado por diferentes tipos celulares: fibroblastos, macrófagos, mastócitos, plasmócitos, células adiposas e leucócitos. Muitas células habitantes do tecido são originadas nele mesmo, enquanto outras como os macrófagos e leucócitos, por exemplo, migram de outras regiões para o conjuntivo.
A composição da matriz extracelular difere entre tipos do tecido. Embora sua função principal é fornecer um andaime essencial para pilhas, a matriz extracelular igualmente regula processos controlando uma comunicação da pilha.
As principais proteínas fibrosas que compõem a matriz extracelular, bem como suas funções antes de fazer parte desse conjunto, são: Colágeno: dá à célula resistência à tração e facilita o processo de adesão e migração das células; Elastina: outra fibra que concede aos tecidos a capacidade de recuo e alongamento sem que sejam rompidos;
Embora sua função principal é fornecer um andaime essencial para pilhas, a matriz extracelular igualmente regula processos controlando uma comunicação da pilha.
A matriz extracelular recém depositada no ferimento pode ser remodelada para formar tecido normal por meio da ligação cruzada de fibras de colágeno. A interação entre a célula e a matriz extracelular também afeta o nível de inflamação, reepitelização (quarta etapa da cicatrização) e contração quando o tecido é danificado.
Qual o melhor CDB com liquidez diária?
O que significa elaboração onírica?
Quais plantas devem ser regadas todos os dias?
O que significa a palavra falenas?
Como saber se é começo de infarto?
Quais são os dois modelos de componentes da composição corporal?
Como saber se uma substância é molecular ou não?
O que passar primeiro no rosto hidratante ou protetor solar?
Como calcular mora e juros de boleto?
Qual moeda vale mais real ou bolívar venezuelano?
Qual a diferença entre talabarte cinto paraquedista e trava quedas?
O que é preciso para entrar em uma faculdade particular?
Quanto o governo brasileiro investe na educação?
O que acontece se minha CNH foi suspensa?
Para que serve o banho de creolina?