Ouça em voz altaPausarComo se aplica o Desenho Universal? Ao se utilizar o desenho universal na concepção de um produto, serviço ou ambiente, o objetivo deve ser o de incluir o maior número possível de pessoas. Visto que, se houver mais de uma opção disponível, deve ser escolhida aquela que for mais inclusiva.
Ouça em voz altaPausarA idéia do Desenho Universal é, justamente, evitar a necessidade de ambientes e produtos especiais para pessoas com deficiências, assegurando que todos possam utilizar com segurança e autonomia os diversos espaços construídos e objetos.
Ouça em voz altaPausarExemplo: Mapas táteis, em relevo, com a identificação dos ambientes , principais saídas e outras informações relevantes a segurança; Utilização de contrastes de cor que facilitam a compreensão da informação; Sinalização de piso com a utilização de recursos táteis para orientação de pessoas com deficiência visual.
Ouça em voz altaPausarNesse cenário, o desenho universal surge como uma alternativa de transformação e acessibilidade, criando espaços mais inclusivos e diversos. Este conceito tem como principal objetivo estabelecer produtos e ambientes que sejam acessíveis para todos, independentemente de suas habilidades ou características individuais.
Ron Mace
Ouça em voz altaPausarA expressão Universal Design (Desenho Universal) foi usada pela pri- meira vez nos Estados Unidos, em 1985, pelo arquiteto Ron Mace, que influenciou a mudança de paradigma no desenvolvimento de projetos urbanos, de arquitetura e design, inclusive de produtos.
Ouça em voz altaPausarUso equitativo Esse princípio diz respeito a possibilitar o uso de diferentes espaços, produtos, serviços e informações por usuários com as mais variadas capacidades. Na web isso significa garantir que a mesma interface mantenha-se intuitiva, atraente e utilizável a usuários com diversas capacidades.
Ouça em voz altaPausarO que é o Desenho Universal “Concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de Tecnologia Assistiva”; conforme a Lei Federal 13.146/15 – Lei Brasileira de Inclusão – LBI.
Ouça em voz altaPausarO Desenho Universal é uma resposta ao movimento da sociedade, que busca eficiência e funcionalida- de para todos os indivíduos ao longo dos ciclos da vida. ... Uma sociedade que se transforma em busca da sustentabilidade, com a perspectiva de garantir os direitos de cidadania para pessoas com deficiência.
Ouça em voz altaPausarDesign Universal, ou Design Total ou Design Inclusivo, que significa "design que inclui" (o contrário de excluir) e "design para todos", é um enfoque no design de produtos (leia-se filosofia de design), serviços e ambientes a fim de que sejam usáveis pelo maior número de pessoas possível independente de idade, ...
Ouça em voz altaPausarPara MACE (1991), o Desenho Universal aplicado a um projeto consiste na criação de ambientes e produtos que possam ser usados por todas as pessoas, na sua máxima extensão possível. O conceito de Desenho Universal surgiu em decorrência de reivindi- cações de dois segmentos sociais.
No caso de ambientes físicos, idealmente eles devem atender às necessidades de todas as pessoas que desejam usá-lo. Isso não significa que seja um espaço exclusivo, voltado apenas uma minoria da população. Pelo contrário, como o nome já diz, “desenho universal” tem justamente como base a universalidade.
DIRETRIZES DO DESENHO UNIVERSAL NA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL NO ESTADO DE SÃO PAULO Espaço para todos e por toda a vida Habitação para todas as pessoas e por toda a vida O direito à habitação não deve prescindir da liberdade e igualdade de utilização por todos os usuários.
DESENHO UNIVERSAL - UM CONCEITO PARA TODOS DESENHO UNIVERSAL - UM CONCEITO PARA TODOS Autoras: Ana Claudia Carletto e Silvana Cambiaghi Suporte técnico: Silvana Cambiaghi Projeto Gráfico, Ilustrações e Diagramação: Alex Full Realização: Mara Gabrilli Essa é uma publicação impressa no Brasil.
O uso do design é fácil de entender, independentemente da experiência, conhecimento, habilidades linguísticas ou nível de concentração do usuário. Por exemplo: Uma esteira ou escada rolante em um espaço público. Um manual de instruções com desenhos ao invés de textos.
Como firmar vela para anjo de guarda?
Pode pendurar balanço em teto de gesso?
Como proteger célula com fórmula?
Como instalar bacia sanitária convencional?
Como fixar um intervalo Excel?
Em qual cidade começou o Muay Thai no Brasil?
Qual o consórcio mais seguro de cirurgia plástica?
Como jogar paciência virando 3 cartas?
Como fazer juntada de documentos no Projudi?
Como usar bálsamo da cura Lowell?
O que acontece se eu apertar o botão WPS do roteador?
Quando usamos o caso genitivo?
Como deve usar o brilho do celular?
Como conservar o bambu depois de cortado?
Como é medido o teor alcoólico no bafômetro?
Como curar feridas com plantas?