A teoria é de que a maioria das crateras foi formada por meteoritos que se chocaram contra a Lua, em um passado distante.
Cratera (do grego κρατήρας, transl. kratí̱ras, "vaso") é uma depressão existente no solo de qualquer corpo celeste. É caracterizada por bordas elevadas do que o terreno que as cerca. Pode ser provocada pelo impacto de um meteorito ou asteroide com a superfície de um planeta, satélites ou outros asteroides.
A Lua tem milhares de crateras, mas você sabia que algumas delas têm nomes de pessoas? Algumas dessas crateras lunares (1.577) receberam o nome de ilustres cientistas, engenheiros e exploradores...
A maioria das grandes crateras da Lua foi formada por uma tremenda chuva de meteoros ocorrida há cerca de quatro bilhões de anos, que atingiu todo o Sistema Solar. ... Na Lua não há nenhum desses fenômenos e eles permanecem intactos.
Diâmetro: 85 km com um pico central 2 km de altura Profundidade média: 4 800 metros.
Tycho Tycho é considerada a maior cratera lunar vista na parte visível e pode ser vista perfeitamente a olho nu durante a lua cheia.
As principais teorias apresentadas foram: (a) erupções vulcânicas abrindo buracos na Lua. (b) impacto de meteoros. (c) uma teoria conhecida como Welteislehre proposta na Alemanha entre as duas guerras mundiais que sugeria que uma ação glacial havia criado as crateras.
(a) Cratera vulcânica: depressão circundada por elevações, muitas vezes tomada por um lago, que se origina pela explosão e ejeção de material que capeia a chaminé de um vulcão. ... Ver mais sobre cratera de impacto.
Tycho Tycho é considerada a maior cratera lunar vista na parte visível e pode ser vista perfeitamente a olho nu durante a lua cheia.
A maior parte das crateras da Lua fica em sua face oculta, pois a Terra atraiu os meteoros que iriam atingir a face visível. Nosso planeta também foi golpeado, mas a atmosfera brecou ou destruiu por atrito muitos dos fragmentos – daí o nosso número reduzido de crateras.
As menores crateras conhecidas, são microscópicas, encontradas em rochas que foram trazidas da Lua. A maior cratera conhecida, possui 360 km de diâmetro, localizada próxima ao polo Sul lunar. No entanto, se acredita que muitos dos mares lunares foram formados por impactos gigantes, sendo as depressões resultantes preenchidas com lava.
Crateras típicas possuem algumas ou todas as seguintes características: pico central, encontrado apenas em algumas crateras e com diâmetro maior que 16 km; são geralmente consequência da conversão da energia cinética em calor derretendo e espirrando para cima o solo lunar.
A palavra cratera foi adotada por Galileu a partir da palavra em grego κρατήρας, transl. kratí̱ras, que significa "vaso". Galileu construiu seu primeiro telescópio ao final de 1609, e o apontou para a Lua pela primeira vez em 30 de Novembro de 1609.
Como distribuir 2.000 calorias em um dia?
Quais são as orações que devemos fazer todos os dias?
Qual é a segunda maior favela do Brasil?
É possível transferir um veículo com multa?
Quais são as ferramentas do planejamento pessoal?
Como é feito um tratamento de canal?
O que provoca a aurora boreal?
Quando vai ser o Vestibular da Puc-SP 2021?
Quantas vezes Júpiter cabe no Sol?
O que aconteceu com o Almirante Negro?
Qual a diferença entre o núcleo interno e externo?
Quais são as consequências do fordismo?
Qual o melhor horário para tomar levodopa?
Como cancelar empréstimo consignado não solicitado?