A cabeça e os braços do boneco são movimentados pelos dedos do titereiro, que em geral fica escondido, para que o público veja somente o boneco. Normalmente, o personagem é visto da cintura para cima e não tem pernas. Alguns fantoches são movidos com palitos de madeira. Eles aparecem para o espectador de corpo inteiro.
Materiais para Fazer Teatro de Fantoches
Uma das mais antigas formas de expressão artística do mundo, o teatro de fantoches é um termo designado para espetáculos realizados com bonecos, marionetes ou fantoches.
Giro está imitando o vovô Dino.
Como fazer uma peça de teatro pra escola (ou em qualquer lugar)
Na era clássica os fantoches estavam dispostos principalmente dentro dos templos; eram bonecos de grande porte conduzidos igualmente durante as procissões de iniciação. Eles se desenvolvem particularmente a partir do século VII, com a adoção de estátuas semelhantes ao Homem.
Assim, determinados objetos eram considerados sagrados, entre eles as máscaras e os fantoches. Este instrumento teatral conferia aos seres que os utilizavam poderes mágicos, caracterizando-os como personas intermediárias entre os povos primitivos e seus deuses.
Teatro de sombras: É uma arte chinesa antiga que acabou se espalhando para todo o mundo. Nela, conta-se histórias usando bonecos de sombra. Os efeitos são atingidos através da movimentação tanto dos bonecos quanto da fonte de luz.
Teatrinho de bonecos (Berlim) Teatro de fantoches, teatro de bonecos ou teatro de marionetes é o termo que designa, no teatro, à apresentação feita com fantoches, marionetes ou bonecos de manipulação, em especial aqueles onde o palco, cortinas, cenários e demais caracteres próprios são construídos especialmente para a apresentação.