Lá existem alguns animais que ainda são desconhecidos pelos homens já os corpos d'água da Amazônia são os rios da Região que atuam como uma importante fonte energética, haja vista que estes apresentam grande potencial pela presença de fortes quedas d'águas, sendo assim muito produtivos economicamente.
O Amazonas tem sua origem na nascente do rio Apurímac (alto da parte ocidental da cordilheira dos Andes), no sul do Peru, e deságua no oceano Atlântico junto ao rio Tocantins no delta do Amazonas, no norte brasileiro.
Essa relação entre a Amazônia e a água no Brasil explica-se pela existência dos chamados Rios Voadores da Amazônia, que funcionam da seguinte forma: a grande evapotranspiração gerada pela floresta em questão provoca a emissão de uma grande quantidade de umidade na atmosfera.
As águas de todos os rios da Amazônia concentram 20% de toda a água doce e líquida do planeta. É a maior bacia de regime misto que existe, pois assume um regime pluvial - procedente das enchentes e vazantes das chuvas - e o regime nival, que procede do degelo das geleiras nas montanhas das Cordilheiras dos Andes.
Aru é o nome de uma frente fria que alcança a região do rio Negro, ao longo do equador terrestre, em períodos de inverno do hemisfério sul.
Os rios de águas claras ou de águas limpas se caracterizam pelo diminuto transporte de sedimentos argilosos, os quais se depositam principalmente a jusante das últimas cachoeiras, corredeiras e rápidos por eles vencidos antes de atingirem a planície terciária.
O desmatamento, a poluição, a agricultura e a construção de hidrelétricas como a de Belo Monte, no Pará, estão ameaçando os rios da Amazônia, que formam a maior bacia de água doce do mundo. A afirmação é do pesquisador da universidade americana Virginia Tech, Leandro Castello.
"Os corpos de água doce do mundo estão em profundo risco. Então, é claro que a Amazônia não fica fora, pois também acaba sendo contemplada com um enorme conjunto de problemas que afeta a bacia hidrográfica", diz a pesquisadora do Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), Maria Teresa Fernandez Piedade.
"O rio Amazonas nasce na região dos Andes, no Peru, e a partir dali, no percurso do rio, ele transporta uma grande quantidade de sedimentos ricos em nutrientes, além das concentrações elevadas de sólidos dissolvidos, principalmente metais alcalino-terrosos e carbonatos, que determinam a coloração barrenta dessas águas", explica o pesquisador.
Maria Victoria Ramos Ballester, do Centro de Energia Nuclear (Cena) da USP, campus Piracicaba, lembra a importância da Amazônia para outros países. "A Amazônia tem um papel importante na redistribuição da umidade, não só no Brasil, mas na América Latina.
O que é redstone na vida real?
O que é nefrologia pediatrica?
Quanto tempo demora para o álcool sair do organismo?
Quanto custa um curso para piloto comercial?
Quanto mede um feto de 20 semanas?
Quanto custa em média um tratamento de canal?
Como fazer fluxo de caixa passo a passo?
Como conjugar o verbo bloquear no passado?
Como tomar coenzima Q10 500mg?
Como etiquetar caixa para correio?
Qual a importância das máquinas elétricas?
Porque que Boruto não tem o byakugan?
Como receber a senha do cartão por SMS Santander?
Como descobrir o que foi pago pelo código de barras?