O documento base para a captação dos dados de mortalidade é a Declaração de Óbito (DO). Trata-se de um documento fornecido pelo Ministério da Saúde, em três vias, pré-numeradas sequencialmente e distribuído pelas Secretarias Municipais de Saúde.
O Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) é um sistema de vigilância epidemiológica nacional, cujo objetivo é captar dados sobre os óbi- tos do país a fim de fornecer informações sobre mortalidade para todas as instâncias do sistema de saúde.
O Sistema de Informação Sobre Mortalidade - SIM, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, em 1975, é produto da unificação de mais de quarenta modelos de instrumentos utilizados, ao longo dos anos, para coletar dados sobre mortalidade no país.
Como são coletados os dados que alimentam o SIM A Declaração de Óbito é impressa e preenchida em três vias pré-numeradas sequencialmente. Sua emissão e distribuição para os estados são de competência exclusiva do Ministério da Saúde. A distribuição para os municípios fica a cargo das Secretarias Estaduais de Saúde.
A informação mais utilizada, básica para analise da situação de saúde, é a de mortalidade: quem morre e de que morre. Poucos países com maior necessidade desses dados dispõem de sistemas de registro vital para produzi-los.
Mortalidade geral, mortalidade infantil, mortalidade materna e por doenças transmissíveis são os mais utilizados para avaliar o nível de saúde de uma população.
Indicadores de Morbidade: A morbidade é freqüentemente estudada segundo quatro indicadores básicos: a incidência, a prevalência, a taxa de ataque e a distribuição proporcional.
O Sistema de Informações sobre Mortalidade foi criado em 1975 para a obtenção regular de dados de mortalidade no País. A partir da criação do SIM foi possível a captação de dados sobre mortalidade, de forma abrangente e confiável, para subsidiar as diversas esferas de gestão na saúde pública.
Relatórios gerenciais do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) da Coordenação-Geral de Informações e Análises Epidemiológicas (CGIAE) do Departamento de Análise de Saúde e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis (DASNT/SVS/MS).
A partir da criação do SIM foi possível a captação de dados sobre mortalidade, de forma abrangente, para subsidiar as diversas esferas de gestão na saúde pública. Com base nessas informações é possível realizar análises de situação, planejamento e avaliação das ações e programas na área. Toda a população brasileira.
Apresentaçªo. O Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) é um sistema de vigilância epidemiológica nacional, cujo objetivo é captar dados sobre os óbi- tos do país a fim de fornecer informações sobre mortalidade para todas as instâncias do sistema de saúde.
Como clarear roupas amareladas pelo tempo?
Pode Usar carregador de 30w no iPhone 11?
Qual a diferença da faculdade de artes e Artes Visuais?
O que usar para dor na canela?
É válida a emissão de um cheque Pós-datado?
O que fazer para não passar mal em uma viagem?
Qual a eficácia da CoronaVac no Brasil?
O que significa enxergar além do que os olhos podem ver?
Como se chama uma pessoa que tem união estável?
Qual o valor do Fiat Mobi 2018?
Como saber a alíquota de IPI de um produto?
Qual o objetivo da comunicação profissional?
O que a vaca fornece para o ser humano?
Quais são as características do controle difuso de constitucionalidade?