Surge no pensamento científico após a recolha de dados observados (fatos) e da conseguinte necessidade de explicação da inter-relação destes e dos fenómenos a estes associados. É normalmente seguida de experimentação, que pode levar à verificação ou refutação da hipótese.
De forma bastante direta, a hipótese do trabalho acadêmico – seja um artigo científico, um ensaio, um TCC, dissertação ou tese -, é uma afirmativa que busca responder ao problema de pesquisa. Em outras palavras, é uma afirmação que pode ser desafiada ao longo da pesquisa.
Conhecimento científico é a informação que analisa os fatos cientificamente comprovados. Sua base está na filosofia da ciência, em que todas as suposições, teorias e hipóteses passam por um processo de comprovação através de uma série de pesquisas e experimentos.
Enquanto as afirmações do senso comum partem de um conhecimento particular, que muitas vezes não pode ser validado se relacionado com outras pessoas, e estão vinculadas ao ponto de vista individual, a ciência pretende estabelecer um conhecimento geral a partir de experimentos que possam ser comprovados.
Existem diferentes tipos de hipóteses na pesquisa científica. Da hipótese nula, geral ou teórica, à hipótese complementar, alternativa ou de trabalho. Artigo relacionado: "Os 15 tipos de pesquisa (e suas características)" O que é uma hipótese??
A formulação dessas hipóteses é do tipo: "Se ... então ...". "Se um estudante estuda 10 horas semanais extras, suas notas melhoram em um ponto em dez." Hipóteses alternativas tentam responder ao mesmo problema das hipóteses de trabalho. No entanto, como o nome sugere, eles procuram diferentes explicações possíveis.
Todas essas perguntas dizem respeito a diferentes campos do pensamento científico. A primeira diz respeito à natureza do modo de raciocinar das ciências, a segunda, diz respeito à possibilidade de verificação de uma verdade científica. A terceira, por fim, diz respeito a qual é o melhor método para que a ciência possa alcançar a verdade.
Geralmente, com base em análises do conhecimento disponível, o pesquisador acaba “apostando” naquilo que pode surgir como resultado de sua pesquisa. Uma vez formulado o problema, é proposta uma resposta suposta, provável e provisória (hipótese), que seria o que ele acha plausível como solução do problema. CARACTERÍSTICAS DAS HIPÓTESES
Como sair do painel 3D do Photoshop?
O que é bom para tirar energia negativa do corpo?
Como evitar o estouro do furúnculo?
Quanto usar de Anti-mofo no panetone?
Tem problema comer feijão com caruncho?
Como acabar de vez com baratas em apartamento?
Como usar bit.ly no Instagram?
O que fazer para perder gordura do quadril?
Precisa baixar antivírus no Windows 10?
Como usar máquina virtual Linux?
O que fazer depois de levar um não?
Como se toma Biotônico Fontoura?
Quando posso deixar de pagar pensão alimentícia?
O que significa presença de bacilos?