Como a Terra e todos os planetas do Sistema Solar se formaram? O processo se dá através do acúmulo gradual de matéria no espaço: partículas de poeira e gás começam se encontrar e se juntar em pedaços cada vez maiores, atraídas pela gravidade mútua. Pulando alguns milhões de anos, essa acumulação resulta em três coisas.
Um novo estudo, que será publicado na edição de março do periódico Planetary and Space Science, propõe que os planetas nasceram ao mesmo tempo que o Sol, a partir de uma nuvem de gás fria. A hipótese nebular é o modelo mais aceito para explicar a formação e evolução do Sistema Solar.
É um planeta composto de gases, diferentemente dos rochosos, como a Terra. Em seu interior há um núcleo sólido e, ao redor dele, os gases (hidrogênio, hélio e metano) assumem diferentes estados físicos, conforme as condições de temperatura e pressão. Os quatro maiores planetas do Sistema Solar são gasosos.
Cometas possuem três partes principais: o núcleo, a cabeleira e a cauda - e são formados principalmente de rocha, poeira e gelo. Núcleo: todos os fenômenos que ocorrem no cometa têm origem a partir de seu núcleo. Ele é feito de gelo (um gelo bem sujo) e pode pesar de um quilo a algumas dezenas de toneladas.
A gravidade fez com que a concentração de matéria da nuvem, após o colapso, originasse o Sol. As partículas remanescentes do colapso da nuvem que estavam mais externas à parte central deram origem aos planetas gasosos. Já as partículas que ficaram mais próximas à parte central formaram os planetas rochosos.
A hipótese nebular defende que o Sistema Solar se formou a partir do colapso gravitacional de um fragmento de uma grande nuvem molecular. ... Um desses fragmentos colapsados, conhecido por nebulosa pré-solar, acabaria por formar o Sistema Solar.
Os planetas rochosos apresentam menor massa e maior densidade. ... Isso se deve à composição desses planetas. Como já dito, os planetas gasosos são formado por gases, e os planetas rochosos, por rochas e materiais pesados, como ferro e silicatos.
Isso explicaria a formação dos planetas gasosos, como Júpiter e Saturno. O novo modelo, afirmam os autores, explicaria também a formação de planetas fora do Sistema Solar. Segundo os especialistas, o telescópio Hubble ajuda a comprovar a proposta. O observatório já registrou estrelas nascendo dentro de nuvens frias.
Os oito planetas existentes no Sistema Solar são classificados segundo as suas posições em relação ao Sol. A ordem dos planetas é: Sol → Mercúrio → Vênus → Terra → Marte ...
Os planetas que se formaram nas regiões mais externas, onde a temperatura é menor e as substâncias voláteis, condensaram-se. Já os planetas formados em regiões mais internas, onde a temperatura é maior e as substâncias mais voláteis, perderam-se. Essa circunstância explica a classificação dos planetas em gasosos e rochosos.
Os planetas do Sistema Solar se formaram gradualmente, a partir da aglomeração de partículas de matéria presentes no disco protoplanetário que foram se condensando e agrupando, formando pequenos objetos. Apesar de gradual, o processo foi super-rápido — em termos astronômicos, claro! Então, esses objetos foram colidindo uns com os outros e se ...
Quais os 5 principais acordos internacionais para o meio ambiente?
Por que reduzir é considerado o melhor ou o mais importante dos 3 Rs?
Como entregar produtos E-commerce?
Como atualizar o MySQL no Windows?
Quando chega a época de frio em Minas Gerais?
Quem tem direito a dupla nacionalidade?
Qual a importância da teoria de Piaget?
O que um homem deve ter na nécessaire?
Qual episódio de The Originals Elena aparece?
Porque a luz faz curva na água?
Tem que casar virgem na Turquia?
O que são motivos intrínsecos?
Quais são as características da arte abstrata?
Quais as melhores escolas de Gastronomia do Brasil?
Pode dar Dramin para o cachorro dormir?