Os hábitos alimentares são formados por meio de complexa rede de influências genéticas e ambientais. Os pais têm um papel fundamental sobre os filhos, tanto no modelo que representam, mas também como a primeira referência que a criança tem no estabelecimento de suas preferências e atitudes alimentares.
A formação dos hábitos alimentares sofre a influência de fatores fisiológicos e ambientais. Inicia-se desde a gestação e amamentação, e sofre modificações de acordo com os fatores a que as crianças serão expostas durante a infância.
Os bons hábitos alimentares desde a infância são fundamentais para o controle e prevenção de carências nutricionais na criança e doenças crônicas na idade adulta, sendo indispensáveis para a qualidade de vida (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2013).
Fatores sociais e culturais como nível socioeconômico, escolaridade, crenças culinárias, costumes familiares, aspectos religiosos e filosóficos, e o acesso a informações de profissionais de saúde e mídia em geral refletem o ambiente do indivíduo e influenciam diretamente as escolhas alimentares.
Hábito alimentar é caracterizado como a forma com que as pessoas ou um grupo de pessoas usam um determinado alimento. O uso inclui as etapas de seleção, produção e as formas de preparo e de consumo do alimento.
Um cardápio equilibrado traz diversos benefícios, tanto para o aspecto físico, quanto para o mental. Além de ter mais disposição e energia, uma pessoa com a alimentação saudável é menos suscetível a ter algumas doenças, como: obesidade, câncer, artrite, anemia, diabetes e hipertensão.
O universo das práticas alimentares influencia o comportamento por meio de diversos fatores, entre os quais se destacam: qualidade e sabor dos alimentos, tradição alimentar, custo e disponibilidade de alimentos, preferências da família e de amigos, estrutura familiar, conveniência no preparo, apresentação do produto, ...
E é justamente na infância e na adolescência que os hábitos alimentares, o comportamento alimentar e mesmo a preferência por determinados tipos de alimentos, sabores e texturas são formados.
Por exemplo, começar a praticar atividades físicas e adotar hábitos alimentares saudáveis pode impactar positivamente o seu bem-estar geral, o que faz você se sentir bem. Embora a maioria de nós tenha consciência da importância de mudar alguns costumes, sabemos que nem sempre é fácil, especialmente aqueles que exigem grandes mudanças.
Para entendermos como os hábitos são formados, vamos destacar os três componentes que formam a sua composição. O primeiro ponto é o gatilho. É o click no cérebro que nos permite escolher qual o hábito mais adequado para usar e, então, poder entrar no modo automático.
Os hábitos funcionam como uma cadeia: se programamos conscientemente hábitos bons, as atitudes e escolhas seguirão o mesmo sentido e a nossa vida se organiza sem que percebemos. Para entendermos como os hábitos são formados, vamos destacar os três componentes que formam a sua composição.
Qual é o maior produtor de milho do mundo?
Quais os principais direitos da educação?
Quanto uma Bros 150 2014 faz por litro?
Qual a diferença entre glicerina e glicerina bidestilada?
Qual a origem de Tarsila do Amaral?
Quanto tempo demora para liberar o acesso no Caixa Tem?
Como exportar conversa do WhatsApp com áudio?
Qual a velocidade de internet mais rápida do Brasil?
Vai ter feriado de Carnaval 2021 Sorocaba?
Quais são as atividades administrativas?
O que leva uma pessoa ficar demente?
Quantos doces por pessoa em uma festa?