O estatuto do COI afirma que, para ser olímpico, um esporte deve ser “amplamente praticado por homens em pelo menos 75 países e quatro continentes e por mulheres em pelo menos 25 países e três continentes”.
Basicamente, um esporte é considerado olímpico se for praticado por homens em 75 países, no mínimo, e em quatro continentes. Já no caso das mulheres, se é praticado em 40 países, no mínimo, e em três continentes. ... Logo, o COI definiu que para um esporte entrar no programa olímpico, outro esporte tem que sair.
A estreia do tênis de mesa como esporte olímpico ocorreu em 1988, nos jogos de Seul....
Dois esportes bastante conhecidos do público geral também não fazem mais parte das modalidades olímpicas. O golfe, devido sua origem elitista, ainda é um esporte destinado para poucas pessoas e, por isso, só participou das Olimpíadas entre os anos de 19.
Como um esporte se torna olímpico A Carta Olímpica diz que, para virar atividade olímpica, um esporte precisa ser praticado por homens em pelo menos 75 países em quatro continentes e por mulheres em pelo menos 40 países em três continentes.
Para um esporte ser incluído no programa olímpico dos Jogos de Verão (mas não necessariamente ser disputado nos Jogos), precisa ser praticado por pelo menos 70 países (50 no caso de esportes femininos) em pelo menos quatro continentes.
Atletismo, Badminton, Basquete, Basquete 3x3, Beisebol, Boxe, Canoagem, Caratê, Ciclismo, Escalada, Esgrima, Futebol, Ginástica Artística, Ginástica de Trampolim, Ginástica Rítmica, Golfe, Handebol, Hipismo, Hóquei sobre a Grama, Judô, Levantamento de Peso, Luta Olímpica (Wrestling), Maratona Aquática, Nado Artístico, ...
E não são todos os esportes que podem fazê-lo. É obrigatório que homens de ao menos 75 países em 4 continentes e mulheres de 40 países em 3 continentes pratiquem frequentemente a modalidade. Atividades com propulsão mecânica não podem entrar nos Jogos Olímpicos.
O Comitê Olímpico Internacional está sempre revisando a lista de esportes, analisando quais podem render mais engajamento com os fãs e, é claro, investimento de patrocinadores ou da mídia. Por isso, há um esforço político por parte das federações internacionais para manter seus esportes na competição.
A partir de então, as cidades, para cada um dos Jogos, são escolhidas de modo independente, porém, elegendo os mesmos critérios para a avaliação das cidades. O processo para a seleção da cidade-sede se inicia com a inscrição para a candidatura das cidades perante o Comitê Olímpico Internacional.
Porém, os novos esportes são exclusivos do Japão, e não deverão ser repetidos na próxima edição Olímpica. O interesse das novas gerações nos Jogos Olímpicos tem reduzido. Para reverter essa situação, modalidades como surf, por exemplo, ganham espaço na competição porque atraem os mais jovens.
O que precisa para uma sala de vídeo conferência?
Como criar a realidade desejada?
O que é uma rede 220V trifásica?
Como funciona o setor de geração de energia?
Como funciona a compra e venda de opções?
O que caracteriza um webservice?
O que é preciso para abrir uma empresa aérea?
Como colocar Cuba no gabinete?
Como o histórico escolar é solicitado?
Como funciona o estorno de cartão de crédito em compras parceladas Nubank?
Como funciona a virada de lua na gravidez?
Como funciona Licença-maternidade 2021?
Como solicitar instalação de lombadas SP?
Qual a porcentagem de lucro da Hiroshima?