Bentos (de origem grega, benthos = profundidade) são organismos que vivem em associação com o fundo dos ambientes aquáticos, vivendo nele ou dependendo de seus recursos. Eles podem estar fixos ou livres no ambiente, porém não nadam ativamente nas águas como peixes e outros animais.
Dessa maneira, os seres marinhos estão classificados de três formas, são elas: Plânctons - seres minúsculos, carregados pelas correntezas, estão divididos em fitoplânctons e zooplânctons. Néctons – Animais que nadam livremente, presentes nesse grupo estão os mamíferos, os répteis, os peixes, etc.
Ao todo, 17.650 espécies, incluindo camarões, corais, estrelas do mar ou caranguejos, foram identificados em profundidades de cerca de cinco quilômetros no oceano. - A diversidade da vida na profundidade do oceano é muito, muito maior do que acreditávamos.
O bentons (bentos = profundidade) é formado pelos seres que vivem no leito do mar. Alguns são fixos (sésseis), como as algas macroscópicas, as esponjas, as ostras, as cracas e as anêmonas; outros se locomovem pelo fundo (no substrato), como as estrelas-do-mar, os caranguejos, os siris e os caramujos.
Em geologia, a palavra abissal quer dizer região de grandes profundidades dos oceanos e lagos – localizada mais ou menos abaixo de 2 mil metros de profundidade.
Classificação dos organismos marinhos Fitoplâncton (microalgas e sargaços) Zooplâncton (protozoários e animais - com predomínio para os microscópicos, mas incluindo algumas espécies de grandes dimensões, como as salpas, urocordados que podem formar cadeias com mais de um metro de comprimento)
O peixe-futebol do Pacífico é uma das mais de 200 espécies de tamboril (peixe-pescador) em todo o mundo, de acordo com o Parque Estadual da Califórnia, e é normalmente encontrado nas profundezas escuras do oceano.
Existem muitos animais do fundo do mar, muitos animais vertebrados e invertebrados e cada um é adaptado de maneira única a um ambiente muitas vezes hostil e às profundezas alienígenas dos oceanos nos quais a luz raramente penetra. O oceano é dividido em 5 camadas, a saber:
No entanto, essas características tão particulares não são as únicas que surpreendem nos animais que vivem no mar aberto e profundo, há outras peculiaridades que resultam da adaptação a viver a tamanha distância do nível da superfície: Estômagos dilatáveis, capazes de ingerir presas maiores que o próprio animal.
Como vivem no fundo do mar, em ambientes que podem chegar a quilômetros de profundidade, esses animais marinhos são pouco desvendados. A espécie foi descoberta pelo zoólogo sueco Johan Hjalmar Théel, em 1882, durante uma expedição do HMS Challenger.
Animais das profundezas do mar: mais espécies. Para finalizar a lista de criaturas do fundo do mar, segue uma lista com mais 15 nomes de animais que vivem no fundo do mar raros e surpreendentes: Polvo-de-anéis-azuis. Peixe-granadeiro. Peixe-olhos-de-barril.
Quais os sintomas de artrite infecciosa?
Como um produto pode ser classificado?
Como a insuficiência renal pode afeta a excreção dos fármacos?
Porque o professor Lupin e lobisomem?
Como a percepção influencia o comportamento das pessoas nas organizações?
Quais são as etapas de uma indústria?
É normal ter medo de compromisso?
Como se forma a imagem do olho humano?
Como se dá a hierarquia das normas trabalhistas?
Qual melhor impressora tanque de tinta?
Como funciona a lei da oferta e da procura?
Quanto tempo dura a impermeabilização de um sofá?
Como atrai a pessoa que você ama com a Lei da Atração?
Como resolver os conflitos conjugais?
Quais universidades participam do Sisu no meio do ano?
Como funciona a lei de cotas para pessoas com deficiência qual é essa lei e quando ela foi criada?