A doença ocupacional ou profissional é aquela na qual o funcionário adoece por conta do seu trabalho no dia a dia. Muitas vezes, trata-se de condições crônicas, ou seja, doenças que ele terá pelo resto da vida.
Já a doença do trabalho é aquela adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente (também constante da relação supracitada). Ex: Disacusia (surdez) em trabalho realizado em local extremamente ruidoso.
Entre as doenças profissionais mais freqüentemente registradas no Brasil incluem-se as lesões por esforços repetitivos (as LER/DORT), a surdez profissional (PAIR), as doenças pulmonares ocupacionais, as doenças de pele (dermatoses ocupacionais), as intoxicações pelo benzeno, por metais pesados ou por agrotóxicos e, o ...
Já os principais exemplos de doenças profissionais são os seguintes:
Muitos acreditam que “doença profissional” e “doença de trabalho” sejam a mesma coisa. Esses conceitos possuem uma grande diferença entre si: a doença do trabalho está relacionada ao ambiente profissional, enquanto a doença profissional é desencadeada pela atividade profissional e seus riscos.
Como provar que uma doença ocupacional ? As empresas não costumam reconhecer que as enfermidades foram causadas durante as atividades do seu empregado. Assim, a comprovação é realizada a partir de uma declaração judicial, obtida após a perícia médica.
A doença ocupacional, ou profissional, está relacionada ao trabalho em si, às peculiaridades da atividade exercida, como catarata desenvolvida em função da luz da solda. Já a doença do trabalho diz respeito às condições do ambiente, como surdez desenvolvida devido a exposição a ruídos constantes.
Doença do trabalho e doença profissional: saiba quais são as diferenças! Em uma grande companhia, é comum que algum funcionário, vez ou outra, seja afastado do trabalho por motivos de saúde relacionados à sua atividade. Mas saiba que empresas menores também estão sujeitas à ocorrência de doença do trabalho e doença profissional.
Quanto ao setor privado, e aos trabalhadores independentes, o assunto das doenças profissionais é tratado através da Segurança Social. Entre as doenças profissionais mais comuns encontram-se as seguintes. Atualmente o stress associado ao trabalho é um dos maiores causadores de doenças profissionais.
Doenças infeciosas e parasitárias. Apesar desta lista extensa, a legislação abre a porta para que outras doenças não incluídas nessa lista possam ser consideradas como doenças profissionais, desde que haja elementos comprovativos de relação direta entre a doença e o trabalho.
Outro objetivo importante consiste em proporcionar uma melhor visão global do peso assumido pela doença no âmbito do trabalho. Sistemas de alerta e sentinela no âmbito da SST. Uma «doença relacionada com o trabalho» é uma doença causada ou agravada por fatores no local de trabalho.
Como respirar para se acalmar?
Como colocar caixinha de perguntas no Instagram anônima?
Como faço para desativar o Controle dos Pais?
Como saber o 1 membro de uma equação?
O que é qualidade de segurado?
Qual a importância da Coca-cola no Brasil?
O que é legitimação e dê dois exemplos?
Qual é a diferença entre congruência e semelhança de polígonos?
Como fazer para aquecer as aves no frio?
Quanto tempo dura o cio da gata?
Quanto da renda comprometida com financiamento?
Com quantas semanas forma o coração do bebe?
Como ativar iphone desativado?
Quanto custa o casamento no cartório?