Os mamíferos são classificados em três subclasses: Prototheria (monotremados), Metatheria (marsupiais) e Eutheria (placentários), que serão estudadas separadamente.
São exemplos de mamíferos terrestres: ser humano, cachorros, girafa, leão, tigre, macaco, boi, urso, tamanduá, raposa, gato, onça, camelo, ovelha, jaguatirica. Existem ainda os morcegos que são animais mamíferos aéreos. O urso polar também é um mamífero, porém com habilidade de natação.
Em relação à reprodução, os mamíferos são subdivididos em três grupos do reino animal: monotremados ou prototérios, marsupiais e placentários.
A presença de glândulas mamárias é a principal característica dos mamíferos, que deu a eles esse nome. Os animais dessa classe têm glândulas mamárias que são capazes de produzir leite para amamentar os seus filhotes.
Existem características que permitem classificar um animal como pertencente à classe Mammalia. Todas as características abaixo são exclusivas dessa classe, exceto: a) Glândulas mamárias. b) Presença de pelos.
38 curiosidades que você vai gostar
Os marsupiais, ou mamíferos de bolsa, são caracterizados pela presença de uma bolsa materna (marsúpio) ventral ou posterior, onde os filhotes completam o seu desenvolvimento. Os marsupiais, ou mamíferos de bolsa, pertencem à ordem Marsupialia e subclasse Methateria.
Nesta subclasse há dezoito ordens, veja depois do vídeo com as características básicas dos seres vivos as ordens mais “populares” dos mamíferos Eutheria. Têm os Elefantes, o peixe-boi, as baleias, os golfinhos e os morcegos.
Existem três ordens de mamíferos aquáticos: cetacea, carnivora e sirenia.
MAMÍFEROS CONTINENTAIS
As ordens mais especiosas são Chiroptera (53 espécies), Rodentia (25) e Carnivora (14). Com relação às famílias, os maiores números de riqueza estão em Cricetidae (Rodentia; 14 espécies) e Didelphidae (Didelphimorphia; 10 espécies) entre os não-voadores.
A unidade social tem várias vantagens, nomeadamente a segurança e facilidade de obtenção de alimento, mas existem outros aspectos importantes. Geralmente a gestão do espaço implica que o grupo, o casal ou o indivíduo defenda o seu território de intrusos da mesma espécie e do mesmo sexo.
Eles também têm a capacidade de respirar embaixo da água.Exemplos: tubarão, sardinha, peixe-palhaço e cavalo marinho.Exemplos: cobra, jacaré, tartaruga e iguana.Exemplos: sapo, rã, perereca, salamandra e cobra-cega.Exemplos: galinha, beija-flor, arara, pinguim e papagaio.
Os mamíferos comem uma grande variedade de alimentos. Aqueles que se alimentam de outros animais são chamados de carnívoros. Os gatos, os cães, as doninhas e as morsas são exemplos de carnívoros. Os mamíferos que se alimentam de plantas, como os cervos, os bois e os elefantes, são chamados de herbívoros.
Anfíbios são animais vertebrados encontrados, geralmente, em ambientes úmidos. Algumas espécies têm fase larval aquática e fase adulto terrestre. Sapos, rãs e pererecas fazem parte dos anuros, o grupo mais conhecido de anfíbios.
Cetáceos. Os cetáceos são um grupo de animais que englobam as baleias, botos e golfinhos, mamíferos exclusivamente aquáticos.
Os mamíferos marinhos que ocorrem no Brasil fazem parte da Ordem Cetacea, Sirenia e Carnivora (família Otariidae). O cetáceos incluem as baleias e golfinhos, mamíferos que ocorrem exclusivamente em ambiente aquático, sendo encontrados em todos os oceanos do planeta em alguns rios.
Mamíferos tem cabelo e pelo em sua pele. Répteis apresentam escamas. Anfíbios possuem uma pele úmida, essencial à sua existência. Caso a pele de um anfíbio seque, o animal morrerá.
Mamíferos têm como características marcantes a presença de pelos e de glândulas mamárias. Mamíferos são animais vertebrados, pertencentes à classe Mammalia, que se destacam pela presença de pelos e pela produção de leite.
A presença de pelos, glândulas mamárias, diafragma e dentes diferenciados são características exclusivas dos mamíferos.
Exemplos de Marsupiais
Os principais representantes desse grupo são os cangurus existentes na Austrália e os gambás da América do Sul. O diabo da Tasmânia também um exemplo de animal marsupial. Os marsupiais brasileiros mais comuns são os gambás e as cuícas.
Todos os organismos listados a seguir são exemplos de animais vertebrados, exceto: a) Macaco. b) Homem. c) Sapo.
Além das baleias e golfinhos pertencem a esta categoria lobos-marinhos, focas, lontras, toninhas, peixes-bois, dentre outros. No Brasil, essa fauna é muito bem representada por cerca 50% dos cetáceos, 20% dos pinípedes (focas, morsas e leões-marinhos) e 25% dos sirênios (peixes-bois e os dugongos) do mundo.
O leite é o principal alimento dos mamíferos recém-nascidos. O leite é produzido pelas células secretoras das glândulas mamárias das fêmeas de onde o bebê recebe alimento sugando um mamilo (dos seios nos humanos; das úberes nos animais). O primeiro fluido produzido imediatamente após o nascimento é chamado de colostro.
São exemplos de animais herbívoros: abelha, arara-azul, ararinha-azul, borboleta, cavalo, coala, coelho, cupim, elefante, grilo, gafanhoto, girafa, hipopótamo, lagarta, ovelha, panda, vaca e zebra.
Onde fica a barra de notificação no WhatsApp?
O que é Enfermagem na emergência?
Quem pode ser excluído da sucessão?
O que falar pra quebrar o gelo?
O que significa Vicente na Bíblia?
O que são patrimônios imateriais do Brasil?
Quais as vantagens na utilização de equipamentos para a movimentação de materiais e mercadorias?
Qual o nível normal de leucócitos?
Qual o melhor vinho para se tomar no dia a dia?
Porque o dente de leite fica rosa?
Pode tomar dipirona junto com Nimesulida?
Quanto ganha Maju Coutinho 2021?
O que é um sacrifício de louvor?