Como dito no texto, as cidadanias pode ser divididas entre: Cidadania civil - garantia de direitos relativos á liberdade; Cidadania política - garantia de direitos à participação política; e Cidadania social - garantia de direitos relativos à dignidade da vida humana.
São conceitos complementares: só há realização plena da cidadania no governo democrático e, por outro lado, é o exercício da cidadania que sustenta, garante a democracia. Quando o governo é de todos e para todos, democracia e cidadania se complementam. ... Quer dizer, não tinham o privilégio típico do cidadão grego.
Direitos do cidadão. Os direitos garantidos são muitos e estão definidos na Constituição, na Declaração Universal dos Direitos do Homem e em outras leis. Os direitos podem ser classificados em civis, sociais e políticos.
Para o efetivo direito à cidadania, muitas vezes, os indivíduos devem cumprir alguns requisitos como: Nacionalidade - ter nascido ou estar equiparado aos nascidos em determinado território.
Ou seja, exercer a cidadania é ter consciência de suas obrigações e lutar para que o que é justo e o correto sejam colocados em prática. Os direitos e deveres não podem andar separados. Afinal, só quando cumprimos com nossas obrigações permitimos que os outros exercitem seus direitos.
De modo ideal, a cidadania seria o exercício pleno dos direitos políticos, civis e sociais, numa completa liberdade participativa no meio social. Apesar do conceito de cidadania definir-se na Grécia clássica e na Roma antiga, podemos notar os atributos embrionários em várias sociedades da Antiguidade.
Quando o nódulo da tireoide dói?
Como fica o tempo especial após reforma?
O que se planta em outubro e novembro?
Quem são os artilheiros da seleção brasileira?
O que fazer para curar a esquizofrenia?
Como dormir quem tem gastrite?
Como juntar dois bancos de dados no Excel?
Como atender um cliente difícil?
O que é um estabelecimento de saúde?
Quem é o personagem mais forte de todos os animes?
Quanto tempo um cheque fica protestado no cartório?