Costelas verdadeiras: divididas em sete pares que se articulam diretamente ao esterno através das cartilagens costais; Costelas falsas: divididas em três pares que se articulam de forma indireta ao esterno, conectando-se assim também pelas cartilagens costais, estando estas unidas através da sétima costela.
As sete primeiras articulam-se na frente com o esterno por meio de uma cartilagem, que lhes é própria (costelas verdadeiras). Da oitava à décima costela elas se unem através de suas cartilagens a uma cartilagem comum, que se articula com o esterno (costelas falsas).
Osso longo que faz parte da caixa torácica. Existem doze costelas de cada lado do tórax, ligadas anteriormente ao esterno pelas respetivas cartilagens e, posteriormente, às vértebras.
A 1P costela é a mais curva, larga e horizontal. Posl sui uma faceta articular na cabeça para articular com a 1P vértebra torácica (T1), duas faces, uma superior outra inferior.
Como a primeira costela está escondida atrás da clavÃcula, a segunda costela é a mais alta que pode ser identificada por palpação. Assim, o ângulo esternal e a segunda costela são marcos importantes para a identificação e contagem das costelas inferiores. As costelas 3-7 fixam-se no corpo do esterno.
As costelas são estruturas responsáveis pela proteção e estruturação da região torácica. São ossos em forma de semiarco que fazem conexão com um osso central denominado esterno, formando assim uma grande caixa para a proteção de órgãos como os pulmões e rins. Consiste em um arcabouço formado por 12 pares de ossos.
Costelas flutuantes: divididas em dois pares, são costelas falsas que não se articulam com o esterno e permanecem livres, servindo como origem e inserção de estruturas musculares e protegem órgãos como rins e parte do fÃgado. Articulam-se apenas à s vértebras T11 e T12. Nomes dos principais ossos da caixa torácica.
Costela atÃpica – 1ª, 2ª, 11ª e a 12ª são diferentes das costelas tÃpicas, a 1ª costela é achatada e o tubérculo funde-se ao ângulo; o corpo da 2ª costela possui uma tuberosidade para fixação do músculo serrátil anterior; a 11ª e a 12ª costelas não possuem colo e tubérculo e a 12ª costela é mais curta que a maioria .
Já a região superior do abdômen aloja os seguintes órgãos protegidos pelas costelas: fÃgado, rins, pâncreas, estômago e baço. Os doze pares de costelas articulam-se diretamente à s vértebras torácicas, estando em contato com o corpo vertebral e o processo transverso de cada uma das 12 vértebras.
O que é escrever os números por extenso?
O que a Campanha da Legalidade defendia?
O que é o tempo de resposta do monitor?
Quais são as tecnologias disponÃveis nas embarcações de hoje?
O que trabalhar em artes no 5 ano?
Qual é a casa de Scorpius Malfoy?
Para que serve o exame de cloro no sangue?
Como consultar a matrÃcula de um imóvel?
Quando Lydia começa a gostar de Stiles?
Qual influência genética no comportamento?
Quando posso colocar o piercing de argola?
O que é proteÃna para crianças?
Como funciona a entrada parcelada?
Qual é a habilidade EF69LP32?
Como saber se o nódulo na tireoide é benigno ou maligno?
Como deixar uma forma transparente no Google apresentações?
O que a obra de Victor Meirelles Primeira Missa no Brasil retrata?