Costelas verdadeiras: divididas em sete pares que se articulam diretamente ao esterno através das cartilagens costais; Costelas falsas: divididas em três pares que se articulam de forma indireta ao esterno, conectando-se assim também pelas cartilagens costais, estando estas unidas através da sétima costela.
As sete primeiras articulam-se na frente com o esterno por meio de uma cartilagem, que lhes é própria (costelas verdadeiras). Da oitava à décima costela elas se unem através de suas cartilagens a uma cartilagem comum, que se articula com o esterno (costelas falsas).
Osso longo que faz parte da caixa torácica. Existem doze costelas de cada lado do tórax, ligadas anteriormente ao esterno pelas respetivas cartilagens e, posteriormente, às vértebras.
A 1P costela é a mais curva, larga e horizontal. Posl sui uma faceta articular na cabeça para articular com a 1P vértebra torácica (T1), duas faces, uma superior outra inferior.
Como a primeira costela está escondida atrás da clavÃcula, a segunda costela é a mais alta que pode ser identificada por palpação. Assim, o ângulo esternal e a segunda costela são marcos importantes para a identificação e contagem das costelas inferiores. As costelas 3-7 fixam-se no corpo do esterno.
As costelas são estruturas responsáveis pela proteção e estruturação da região torácica. São ossos em forma de semiarco que fazem conexão com um osso central denominado esterno, formando assim uma grande caixa para a proteção de órgãos como os pulmões e rins. Consiste em um arcabouço formado por 12 pares de ossos.
Costelas flutuantes: divididas em dois pares, são costelas falsas que não se articulam com o esterno e permanecem livres, servindo como origem e inserção de estruturas musculares e protegem órgãos como rins e parte do fÃgado. Articulam-se apenas à s vértebras T11 e T12. Nomes dos principais ossos da caixa torácica.
Costela atÃpica – 1ª, 2ª, 11ª e a 12ª são diferentes das costelas tÃpicas, a 1ª costela é achatada e o tubérculo funde-se ao ângulo; o corpo da 2ª costela possui uma tuberosidade para fixação do músculo serrátil anterior; a 11ª e a 12ª costelas não possuem colo e tubérculo e a 12ª costela é mais curta que a maioria .
Já a região superior do abdômen aloja os seguintes órgãos protegidos pelas costelas: fÃgado, rins, pâncreas, estômago e baço. Os doze pares de costelas articulam-se diretamente à s vértebras torácicas, estando em contato com o corpo vertebral e o processo transverso de cada uma das 12 vértebras.
Como os satélites transmitem os dados?
O que é sedimentos em geologia?
Quais recursos naturais são necessários para realização da atividade econômica da agricultura?
Para que servem os satélites artificiais como eles são colocados em órbita na Terra?
Como os povos ribeirinhos se locomovem de um lugar para o outro?
Como os resÃduos de mineração são carregados para o reservatório?
O que os romanos retratavam nas esculturas?
Quais faculdades têm repúblicas?
Como funciona uma semeadora adubadora?
Como funciona Os bancos de sangue?
Como funcionam as vaquinhas virtuais?
Como funcionam os equipamentos elétricos?
Como funciona as embarcações?
Como sair com a Cheetah GTA 5?
Como funcionam os aparelhos de ultrassom resumo?
Como funciona uma cidade inteligente?
O que fazer quando o Caixa Tem fica em avaliação?