Amidas são substâncias nitrogenadas que apresentam uma carbonila (C=O) ligada a um nitrogênio (N). O nitrogênio das amidas pode apresentar um ou dois radicais ligados a ele. Podem ser classificadas em primárias, secundárias (monossubstituídas) ou terciárias (dissubstituídas).
Química. A nomenclatura oficial das aminas é feita escrevendo-se a palavra “amina” como sufixo, e os prefixos são dados pelo grupo orgânico ligado ao nitrogênio. As aminas são compostos orgânicos provenientes da substituição de um ou mais hidrogênios da amônia (NH3) por grupos orgânicos.
As aminas são compostos orgânicos nitrogenados derivados teoricamente da amônia (NH3), pela substituição de um, dois ou três hidrogênios por grupos alquila ou arila. Exemplos: ... - aminas primárias: um hidrogênio substituído por radical orgânico. - aminas secundárias: dois hidrogênios substituídos por radicais orgânicos.
As aminas aparecem nos seres vivos principalmente na forma de aminoácidos, um dos mais importantes grupos de moléculas para a vida. Os aminoácidos possuem o grupo amino e um grupo carboxila ligados à cadeia.
Amidas Primárias: ocorre quando há presença de um grupo acila ligado ao nitrogênio (R-CO)NH2. ... Amidas Secundárias: ocorre quando há presença de dois grupos acila ligado ao nitrogênio (R-CO)2NH. Amidas Terciárias: ocorre quando há presença de três grupos acila ligado ao nitrogênio (R-CO)3N.
Classificação da amida A amida é considerada do grupo das primárias quando há apenas um grupo acila ligada ao nitrogênio. O tipo da amida primária é (R-CO)NH2. A amida é classificada secundária quando existem dois grupos de acilas ligadas diretamente ao nitrogênio. Logo, o tipo da amida secundária é (R-CO)2NH.
Nomenclatura das aminas secundárias e terciárias: A nomenclatura oficial desses compostos é feita considerando a cadeia maior que estiver ligada ao nitrogênio como sendo a principal. Enquanto as demais cadeias são escritas (prefixo + il) com a letra N antes delas.
As aminas são compostos derivados da amônia pela substituição de um ou mais hidrogênios por grupos alquila ou arila.
Aminas no cotidiano: No cotidiano, esse grupo funcional é encontrado nas moléculas de muitas substâncias estimulantes e em drogas, tais como a cafeína, a nicotina, anfetaminas (um de seus derivados é o ecstasy), a cocaína e o crack.
As aminas podem ser classificadas em primárias, secundárias e terciárias, de acordo com a quantidade de grupos orgânicos ligados ao nitrogênio: Exemplos: Amina primária: Amina secundária: Amina Terciária: H CH 3 CH 3
Em relação as suas propriedades, as aminas apresentam caráter básico, sendo substâncias com polaridade intermediárias e as temperaturas de ebulição mais altas que dos alcanos e menores que a dos alcoóis, considerando mesmas massas moleculares.
Em função dessa quantidade de hidrogênios que é substituído, podemos classificar as aminas em primarias (R-NH 2 ), secundárias (R 1 R 2 NH) e terciárias (R 1 R 2 R 3 N).
Entre as aminas alifáticas, as secundárias são as mais básicas, seguidas pelas aminas primárias. As terciárias são as que possuem menor caráter básico. Todas as aminas alifáticas são mais básicas que a amônia, que, por sua vez, é mais básica que as aminas aromáticas. Modelos da molécula de metilamina, uma amina primária
Qual a grife mais valiosa do mundo?
O que diferencia responsabilidade social de responsabilidade social empresarial?
Como deixar as janelas de vidro brilhando?
Como é o funcionamento de um alto-falante?
Quais são os objetivos do sistema?
Como surgiu o Ballet Klauss Vianna?
Qual a diferença entre desvio padrão e variância?
Qual a quantidade de clarificante para colocar na piscina?
Como registrar o chip na rede?
Como saber se o HPV virou câncer?
Qual é a unidade de medida de pressão?
Por que o uso de energia nuclear é tão polêmico no Japão?
Qual o valor da multa do artigo 311?
Como o advogado pode autenticar documentos no meu INSS?
Como contar o tempo de periculosidade?